Cerca de 30 professores reunidos em “vigília de luta” em Braga

| Norte
Porto Canal com Lusa

Cerca de 30 professores concentraram-se esta terça-feira em Braga numa "vigília de luta" pelo reconhecimento dos nove anos quatro meses e dois dias de tempo de serviço para "efeitos de progressão na carreira".

Atualizado 11-07-2018 15:49

"Nós só pedimos aquilo a que é nosso de direito. É uma questão de justiça. Não estamos sequer a pedir retroativos", explicou à Lusa Filipa Marques, representante do "movimento espontâneo" que organizou o protesto, Professores Sem Voz.

Convocado via redes sociais e pelo "passa a palavra" o protesto reuniu cerca de 30 professores, sendo que a data do protesto não foi escolhida ao acaso: "Quisemos fazer isto hoje para mostrar que estamos unidos uma vez que recomeçam amanhã [quarta-feira] as negociações entre os professores e o ministro da Educação", explicou a docente.

Segundo Filipa Marques, com este protesto "e outras ações que estão a ser equacionadas" os professores desejam "mostrar união e força", salientando que "a greve não é o único caminho".

Das negociações de se iniciam quarta-feira entre os sindicatos do setor e o ministro Tiago Brandão Rodrigues, os docentes reunidos em Braga esperam "nem menos um dia reconhecido do que os nove anos, quatro meses e dois dias".

O "movimento" Professores Sem Voz, explicou aquela professora, "nasceu numa ação de protesto durante a qual em conversa professores que não se conheciam de lado nenhum decidiram juntar-se com o objetivo de dar a conhecer a luta que enfrentam, mas também os problemas da carreira de docente".

Filipa Marques apontou o "cansaço, exaustão e más condições de trabalho" como alguns desses problemas.

"E depois disto tudo ainda nos é vedada a hipótese de atingir o topo de carreira devido ao congelamento das progressões. Se aos 50 anos estamos num terceiro escalão e são dez, nunca lá chegaremos e vamos, obviamente, ser prejudicados na reforma", terminou.

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Detidos suspeito de tráfico e apreendidas mais de 200 doses de droga em Gaia

A PSP deteve, quarta-feira, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, um suspeito do crime de tráfico de droga, tendo apreendido cerca de 200 doses de liamba e haxixe e 560 euros em dinheiro, foi esta quinta-feira anunciado.