Ligações ferroviárias de mercadorias à fronteira discutidas em Março em Viana

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 27 jan (Lusa) - A Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças (RIET) reúne-se a 14 de março, em Viana do Castelo, com o responsável da Comissão Europeia para a rede de transportes, a fim de discutir as novas ligações ferroviárias de mercadorias à fronteira.

A reunião contará com a presença do italiano Carlo de Grandis, coordenador da Rede Transeuropeia de Transportes da Comissão Europeia, surgindo face à "preocupação" com os "atrasos" na definição da ligação ferroviária de mercadorias entre Aveiro, Vilar Formoso, Salamanca e França, explica fonte da RIET.

Esta linha "permitirá" fazer a ligação do serviço de mercadorias entre o porto de Aveiro e o País Basco (norte de Espanha) e está prevista na Rede Transeuropeia de Transportes. Contudo, afirma a RIET, Portugal tem "dado prioridade a outras linhas".

Acrescenta aquela entidade - liderada desde 2013 pelo presidente da Câmara de Viana do Castelo -, que a indefinição na concretização desta ligação "afeta totalmente" a "futura competitividade" deste eixo a norte, face aos portos mediterrâneos do corredor formado entre Algeciras, Catalunha (sul) e França, que "é prioridade do Governo espanhol".

De acordo com a RIET, os portos das regiões espanholas do País Basco, da Galiza e da Cantábria, juntamente com os portugueses (norte e centro) de Viana do Castelo, de Leixões, de Aveiro e da Figueira da Foz, "descarregaram juntos um total de mais de 15 milhões de toneladas de mercadorias" por ano.

Em outubro passado os governos de Portugal e Espanha assinaram com a Comissão Europeia um acordo prevendo a concretização da linha ferroviária de mercadorias por Aveiro. Contudo, "nos últimos tempos", o Governo português "só tem vindo a fazer referência à linha Sines-Extremadura", enfatiza aquela entidade transfronteiriça.

"O que fez acender todas as luzes de alarme no centro e norte de Portugal foi o facto de na recente visita do Presidente da República, Cavaco Silva, e do primeiro-ministro de Portugal, Passos Coelho, ao Panamá, só ter sido feita referência à linha de Sines, esquecendo a de Aveiro", recorda a RIET.

Nesta reunião com o coordenador da Rede Transeuropeia de Transportes da Comissão Europeia, a RIET pretende "monitorizar o cumprimento dos acordos de ambos governos", recordando que o Plano Europeu de Transportes prevê, no total, investimentos de oito mil milhões de euros entre 2014 e 2020.

"Ficar-se fora da primeira fase significaria não fazer parte da cabeça do pelotão na estratégia de competitividade dos portos europeus", remata aquela entidade.

A RIET foi criada há cerca de três anos, por entidades de cooperação ao nível autárquico, visando, sobretudo, "dar um contributo para a agenda da Cimeira Ibérica e para questões ligadas aos fundos comunitários" destinados à fronteira.

Integra atualmente 25 sócios, com mais de uma dezena de associações empresariais dos dois lados da fronteira, várias autarquias e outras instituições públicas.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Paços de Ferreira investe 750 mil euros na requalificação da antiga EN207

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai requalificar a antiga Estrada Nacional 207 (EN 207), no âmbito de uma empreitada estimada em cerca de 750 mil euros, segundo a autarquia local.