São Paulo foi palco de manifestação em prol da legalização da marijuana

| Mundo
Porto Canal / Agências

São Paulo, 09 jun (Lusa) -- Milhares de pessoas manifestaram-se no sábado em São Paulo em prol da legalização da marijuana no Brasil, informou a agência AFP.

"Menos hipocrisia, mais liberdade", gritavam alguns manifestantes, apelando diretamente à Presidente brasileira, Dilma Rousseff, para legalizar a marijuana.

A polícia militar indicou que participaram no protesto cerca de mil pessoas, enquanto a organização apontou para uma participação dez vezes maior.

"O Brasil está muito atrasado. Em muitos países, a marijuana é legal, mas aqui temos políticas reacionárias. Hoje podemos dizer que não são as drogas que matam, o que mata é a guerra contra as drogas", disse uma das organizadoras da iniciativa, Carol Ribeiro, citada pela AFP.

De acordo com a polícia, um jovem foi detido na manifestação por alegadamente usar substâncias ilícitas.

A maior parte da marijuana consumida no Brasil tem origem no Paraguai, enquanto a cocaína entra no país a partir da Bolívia, segundo as autoridades locais.

PNE // PNE.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.