Autocarros do Porto e barcos de Leixões testam redes veiculares

| Norte
Porto Canal / Agências

Redação, 27 jan (Lusa) - Autocarros da STCP, barcos e camiões do Porto de Leixões estão a circular, a título experimental, com dispositivos "WiFi" para troca de informações, no âmbito de um projeto das universidades do Porto e de Aveiro, anunciou hoje esta última.

Ao todo são 500 veículos, entre autocarros da cidade do Porto, camiões e barcos do porto de Leixões, que estão a servir para testar uma tecnologia de comunicação com base no WiFi que lhes permite, sem intervenção humana, trocarem entre si informações sobre o trânsito e vias alternativas.

Velocidades e travagens de carros nas proximidades, acidentes, obstáculos e estado das vias são algumas das informações registadas e difundidas em rede, pelos próprios veículos, às quais o condutor acede em tempo real, para que possa tomar as melhores opções ao volante.

"Neste momento estão instalados dispositivos em 400 autocarros da STCP para testes de redes veiculares e recolha de dados, que nos permitem agora ter serviços de gestão de tráfego nas cidades, diminuição dos consumos de combustível e poluição, assim como o desenvolvimento de aplicações para redes sociais, que possibilitam ter informação das pessoas e autocarros, publicidade e informação turística", explica Susana Sargento, investigadora do Instituto de Telecomunicações e professora na Universidade de Aveiro.

O projeto, que na fase inicial abrangia apenas alguns táxis, foi desenvolvido aos transportes coletivos, mas também à vertente da gestão portuária.

"Temos agora também dispositivos instalados em camiões, barcos e rebocadores do porto de Leixões, no âmbito do projeto, que permitem ligar ente si todos esses veículos, de forma a ser possível coordenar toda a informação do porto e toda a logística das operações", adianta a investigadora.

Susana Sargento considera que a comunicação entre veículos, que "está a nascer" na cidade do Porto, "vai ligar toda a informação sensorial de veículos e pessoas e também irá permitir que toda essa informação possa ser usada para melhorar a eficiência da cidade, a nível dos transportes, serviços e energia".

O projeto vai estar em destaque na Conferência Cidades do Futuro, que se realiza na terça-feira no Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto, onde será apresentado pelos investigadores Susana Sargento, Luís Brás e Rui Aguiar, do Instituto de Telecomunicações, e José Maria Fernandes, professor da Universidade de Aveiro e Investigador do Instituto de Engenharia Eletrónica e Telemática de Aveiro.

MSO // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.