Jornal Diário Jornal das 13

Presidente da Câmara de Celorico de Basto condenado a perda de mandato

Presidente da Câmara de Celorico de Basto condenado a perda de mandato
| Norte
Porto Canal com Lusa

O Tribunal de Guimarães condenou hoje o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, distrito de Braga, a três anos de prisão, com pena suspensa na sua execução, e à perda de mandato.

Ao vereador Inácio Silva foi aplicada a mesma pena, três anos de prisão com pena suspensa e perda de mandato.

Em causa está um crime de prevaricação, relacionado com a adjudicação de serviços de assessoria financeira ao pai do presidente da câmara municipal.

O presidente Joaquim Mota e Silva e o vereador Inácio Silva, ambos arguidos neste julgamento, estão acusados por um crime de prevaricação, relacionado com uma avença celebrada no final de 2009 com o pai do líder do executivo.

O Ministério Público considerou que os arguidos determinaram que o município contratasse serviços de consultoria na área das finanças, economia e gestão com uma empresa pertença do pai de um do presidente da câmara.

De acordo com a acusação, as decisões dos arguidos ocorreram "ao arrepio das regras de contratação e com intenção de o favorecerem patrimonialmente".

+ notícias: Norte

Hospital de Gaia diz estar "comprometido" com obras, equipamentos e pessoal

O Hospital de Gaia está “totalmente comprometido no cumprimento integral” da “estratégia” definida para o equipamento, nomeadamente reabilitar as instalações, comprar “equipamentos urgentes” e “colmatar saídas de pessoal”, disse hoje à Lusa fonte da instituição.

Prova de corrida noturna junta milhares nas ruas de Chaves

Centenas de atletas participaram numa corrida noturana na cidade de Chaves. A correr ou a caminhar todos praticaram desporto e colocaram a cidade a mexer.

Matosinhos tem equipa de salvamento pioneira em praias não balneares

Matosinhos tem uma equipa pioneira a nível nacional de salvamento marítimo. O Porto Canal foi perceber como atuam em caso de emergência.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.