Movimento Alternativa Socialista diz que BE "não convive bem com pluralidade de opiniões"

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 25 jan (lusa) - O dirigente do Movimento Alternativa Socialista (MAS) Gil Garcia disse hoje não ter ficado surpreendido com a demissão de Ana Drago da direção BE, acusando este partido, ao qual pertenceu, de não conviver bem com a "pluralidade de opiniões".

O MAS, que realiza este fim de semana o seu I Congresso fundador, decidiu ainda propor "uma coligação ampla" a todas as forças de esquerda, excluindo o PS, que apoiem um futuro referendo à permanência de Portugal no euro.

Se esta proposta não tiver acolhimento, o partido apresentará a 29 de março os primeiros nomes de uma lista própria às eleições europeias de 25 de maio, que pretende aberta a todos os descontentes com a situação do país e que contestem a 'troika' como, por exemplo, os estivadores, os antigos trabalhadores dos Estaleiros de Viana do Castelo ou os professores desempregados.

Questionado pela Lusa sobre a demissão de Ana Drago da comissão política do BE, hoje anunciada, Gil Garcia disse acreditar que "outras se poderão seguir".

"Desde que o Bloco se juntou ao PS para apoiar Manuel Alegre nas presidenciais [em 2011], o partido perdeu metade do grupo parlamentar e tem somado derrotas eleitorais, tendo-se sucedido as demissões", sublinhou, lembrando que depois dele próprio saíram do partido outras personalidades como Daniel Oliveira.

Para o dirigente do MAS, "o Bloco não convive bem com a pluralidade de opiniões, e sobretudo com opiniões mais à esquerda", revelando uma grande divergência interna na estratégia para as eleições europeias.

Quanto às conclusões do I Congresso do partido, Gil Garcia anunciou que o MAS irá propor "uma coligação ampla de todas as forças à esquerda", considerando que as recentes propostas no mesmo sentido do futuro partido Livre e do movimento 3D "pecam por defeito" por excluírem partidos como o PCP, o PAN e o próprio MAS.

A proposta do MAS, que excluirá o PS por este partido ter assinado o memorando de entendimento, terá duas condições: recusar o apoio a um futuro Governo do PS de António José Seguro e discutir a necessidade de um referendo à presença de Portugal no euro.

"Se os partidos recusarem a nossa proposta, o MAS apresentará uma candidatura própria às europeias", garantiu Gil Garcia, dizendo que o partido irá tornar público os seus dez primeiros candidatos a 29 de março, data da festa anual do partido.

"Vamos abrir a lista a independentes", garantiu, dizendo que serão convidadas pessoas ligadas a setores de resistência à 'troika' como "os movimentos sociais, os estivadores, os professores, os trabalhadores de Viana do Castelo, pequenos empresários prejudicados pelo aumento do IVA na restauração ou licenciados que têm de emigrar".

O MAS integra elementos da FER (Frente de Esquerda Revolucionária), que abandonou o Bloco de Esquerda (BE), nomeadamente Gil Garcia.

O partido foi legalizado em agosto, quando o Tribunal Constitucional (TC) revelou que a força política poderia a partir de então concorrer a eleições, após a entrega de perto de 20 mil assinaturas para a sua formalização.

SMA (PPF) // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Política

As propostas dos partidos no combate à corrupção

A ministra da Justiça, Rita Júdice, reúne-se esta sexta-feira separadamente com deputados do PSD, PS e Chega, no parlamento, dando início ao diálogo em matéria de combate à corrupção anunciado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".