Comboios de longo curso sem serviço de refeições pelo 3º dia consecutivo

Comboios de longo curso sem serviço de refeições pelo 3º dia consecutivo
| País
Porto Canal com Lusa

Os comboios intercidades, alfa pendular e internacional estão este sábado sem serviços de refeições e bar pelo terceiro dia consecutivo, devido à greve dos trabalhadores da Servirail, segundo o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Hotelaria e Turismo e Restaurantes do Norte.

Em comunicado, a estrutura sindical ligada à CGTP disse que a greve dos trabalhadores da Servirail manteve-se hoje com adesão de quase 100%, uma vez que dos 148 trabalhadores apenas um se apresentou ao serviço.

A paralisação começou às 0:00 de quinta-feira por tempo indeterminado e vai prolongar-se para domingo, depois da decisão hoje tomada pelos trabalhadores em plenário, disse à Lusa o dirigente sindical Francisco Figueiredo.

Na origem do conflito está a divergência quanto aos aumentos salariais: os trabalhadores reivindicam 25 euros enquanto a empresa não vai além dos nove euros.

Os trabalhadores também estão descontentes com a falta de condições laborais e a retirada de direitos.

Os 148 trabalhadores abrangidos pela greve desempenham funções no armazém de Lisboa e no do Porto e nos bares e restaurantes dos comboios.

Na sexta-feira, a CP confirmou à Lusa que o contrato com a Servirail prevê penalizações em caso de incumprimento, mas não adiantou mais nada.

A empresa garantiu que tem avisado os seus clientes, "como é habitual", dos eventuais transtornos causados pela greve, na qual não tem qualquer envolvimento.

De acordo com Francisco Figueiredo, a maioria dos trabalhadores em greve ganha cerca de 600 euros.

+ notícias: País

Mais autocarros e mais viagens. FlixBus reforça operação para responder à afluência na Páscoa

A Flixbus divulgou, esta quarta-feira, o reforço da operação até 70% durante o período da Páscoa.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

Bombeiros, SNS e INEM assinam acordo para melhorar transporte de doentes urgentes

A Liga dos Bombeiros Portugueses, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e o INEM chegaram esta quarta-feira a acordo para melhorar o transporte de doentes urgentes e o financiamento de meios, após oito semanas de reuniões.