Câmara de Matosinhos e petrolíferas acordam pagamento de dívidas à autarquia

Câmara de Matosinhos e petrolíferas acordam pagamento de dívidas à autarquia
| Norte
Porto Canal

A Câmara de Matosinhos chegou a acordo com as petrolíferas relativamente às dívidas sobre os depósitos do Parque de Real, pondo fim aos processos em tribunal e recebendo a autarquia um terço em dinheiro e o restante em terrenos.

"A Câmara chega a acordo com as empresas petrolíferas que estão atualmente no Parque de Real para o pagamento das dívidas que as empresas tinham à Câmara Municipal de Matosinhos e que andavam em tribunal", adiantou à agência Lusa o presidente da autarquia, Guilherme Pinto.

O protocolo com as petrolíferas vai a reunião extraordinária na próxima terça-feira, tendo Guilherme Pinto explicado que este "põe fim aos processos" judiciais por causa das dívidas das empresas à Câmara.

"Pagam um terço do quantitativo que devem à Câmara, em dinheiro, até ao final do presente ano e a Câmara procurará encontrar uma solução para fazer uma proposta até ao final de 2013 à Assembleia Municipal e às empresas sobre quais os terrenos em que a autarquia está interessada para que os dois terços da dívida sejam pagos em espécie, isto é, em terrenos", adiantou.

Guilherme Pinto disse ainda que, em dinheiro, serão pagos à Câmara de Matosinhos cerca de 7 milhões de euros e os restantes 14 milhões de euros "será em espécie".

De acordo com o presidente da Câmara, até 2015 a saída dos depósitos das petrolíferas do Parque de Real estará concluída, tendo as empresas "mais ou menos dois anos para fazerem as obras em Leça da Palmeira para instalarem lá a capacidade de armazenagem que necessitam e abandonaram definitivamente o polo de Matosinhos".

Este é um processo que vem desde a elaboração do PDM de Matosinhos, em 1989, tendo já na altura "a câmara fixado -- com a concordância de todos, inclusive das próprias petrolíferas -- que esta zona não era própria para a armazenagem de combustível".

"Só que entre o dizer e a concretização demorou um longo espaço, que se acelerou há cerca de quatro anos e desde então as empresas estão à procura, em acordo com a Câmara, de uma solução conjunta", explicou.

O protocolo "entra já em vigor porque é a resolução de um conflito, só que deixa em aberto a solução de receber em espécie porque para isso é preciso receber um terreno concreto".

"Essa proposta vai ser definida entretanto porque é preciso fazermos um desenho, é preciso que entre a Câmara e as gasolineiras haja um acordo e depois, quando tivermos tudo em acordo, a assembleia municipal pronunciar-se-á e as empresas também para que até novembro deste ano se fique definitivamente a saber se pagam em espécie ou se pagam em dinheiro", acrescentou.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.