Governo garante que gabinete de apoio a empresários emigrantes está a funcionar

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 24 jan (Lusa) - O secretário de Estado das Comunidades garantiu hoje que o Gabinete de Apoio ao Investidor na Diáspora (GAID) está a informar empresários e a acompanhar projetos, em resposta ao socialista Paulo Pisco, que questionou o seu funcionamento.

O deputado do PS questionou esta quinta-feira o Governo sobre o funcionamento do gabinete, afirmando que ninguém atende o telefone nem há informação disponibilizada aos empresários.

Em declarações à Lusa, o secretário de Estado José Cesário afirmou que dados sobre o GAID estão "bem visíveis nas páginas [da internet] do ministério dos Negócios Estrangeiros e do Portal das Comunidades, onde se encontra bem expresso que os contactos devem ser feitos numa primeira fase através de correio eletrónico", pelo endereço gabinvdiaspora@mne.pt.

"O recurso ao telefone é igualmente possível, mas obviamente não é o meio preferencial para o primeiro contacto", até devido aos diferentes fusos horários dos países onde se encontram os potenciais investidores emigrados, lembrou o governante, que garantiu que as chamadas "não atendidas e identificadas são devolvidas".

Paulo Pisco questionou também, numa pergunta entregue no parlamento, quantos funcionários trabalham no GAID e, segundo o Governo, estão atualmente no gabinete "um técnico da Direção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas, um elemento do gabinete do secretário de Estado e uma técnica da AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal".

Os assuntos fiscais são uma "questão recorrente nos pedidos de informação recebidos", pelo que este ano o gabinete passará a ter "um ponto de contacto no ministério das Finanças, para agilizar a circulação da informação".

De acordo com Cesário, este organismo, criado em agosto do ano passado e anunciado em outubro, já organizou um encontro de empresários da diáspora portuguesa em Leiria, existindo já em perspetiva um projeto de investimento imobiliário em Vilamoura.

"O gabinete tem regularmente prestado informações e apoio a empresários, quer da diáspora quer residentes em território nacional", nomeadamente ajuda a um empresário lusodescendente da África do Sul que contratou trabalhadores em Portugal para as suas empresas de construção, assistência à exportação de medicamentos para o Vietname e disponibilização de informação ao representante português, sedeado em Londres, de uma empresa norueguesa para facilitar a concretização de um grande investimento em turismo sénior no Algarve.

O GAID está também a acompanhar a tramitação do projeto de construção de uma "unidade inovadora para o fabrico de componentes auto à base de fibra de vidro, em Aveiro, de uma empresa sul-africana, propriedade de portugueses", representando um investimento de dez milhões de euros.

O secretário de Estado garantiu que foram distribuídos à rede diplomática e consular folhetos informativos sobre este gabinete, em quatro línguas (português, francês, inglês e espanhol).

JH // APN

Lusa/fim

+ notícias: Política

As propostas dos partidos no combate à corrupção

A ministra da Justiça, Rita Júdice, reúne-se esta sexta-feira separadamente com deputados do PSD, PS e Chega, no parlamento, dando início ao diálogo em matéria de combate à corrupção anunciado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".