FCT justifica alteração de resultados de candidaturas a bolsas com "forte pressão"

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 24 jan (Lusa) - O presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) justificou hoje a alteração dos resultados das candidaturas a bolsas de doutoramento e pós-doutoramento, sem comunicação aos avaliadores, com a "forte pressão" e a "defesa dos interesses" dos candidatos.

Miguel Seabra reconheceu, no parlamento, que a FCT "devia ter informado atempadamente todos os membros dos painéis" de avaliação das alterações efetuadas, mas invocou "forte pressão e os compromissos assumidos com os bolseiros".

Aos deputados, o presidente da FCT alegou que a instituição procurou assegurar que nenhuma candidatura fosse aprovada com "base num erro aritmético" e, assim, "proteger os bolseiros e as suas legítimas aspirações".

Miguel Seabra alegou que, se não fossem feitas imediatamente essas correções, a FCT demoraria "mais um mês a publicitar os resultados".

O presidente da FCT está a ser ouvido na comissão parlamentar de Educação, Ciência e Cultura sobre os cortes nas bolsas de doutoramento e pós-doutoramento, a pedido do BE.

De acordo com os resultados divulgados há uma semana pela FCT, entidade pública que atribui o apoio financeiro à investigação, o concurso de 2013, com efeitos práticos em 2014, concedeu menos 900 bolsas individuais de doutoramento e menos 444 bolsas de pós-doutoramento.

Os resultados foram contestados pela comunidade científica, que saiu à rua, em Lisboa, na terça-feira, em protesto, acusando o Governo de desinvestimento na ciência.

Um dia depois, a coordenadora do júri no painel de avaliação de Sociologia do concurso de 2013 de bolsas individuais de doutoramento e pós-doutoramento, Beatriz Padilla, anunciou a sua demissão, apontando à FCT a alteração de resultados sem dar conhecimento aos avaliadores.

Após a divulgação dos resultados, compete aos avaliadores acompanhar as fases de audiência prévia e recurso dos candidatos excluídos das bolsas.

ER // SO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Mais autocarros e mais viagens. FlixBus reforça operação para responder à afluência na Páscoa

A Flixbus divulgou, esta quarta-feira, o reforço da operação até 70% durante o período da Páscoa.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

Bombeiros, SNS e INEM assinam acordo para melhorar transporte de doentes urgentes

A Liga dos Bombeiros Portugueses, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e o INEM chegaram esta quarta-feira a acordo para melhorar o transporte de doentes urgentes e o financiamento de meios, após oito semanas de reuniões.