Greve "em carrossel" no grupo Águas de Portugal iniciada esta segunda-feira em Aveiro

| País
Porto Canal com Lusa

Os trabalhadores do grupo Águas de Portugal iniciaram esta segunda-feira uma greve “em carrossel” que começou na Águas da Região de Aveiro (ADRA) e vai “rodar” pelas diferentes empresas, por aumentos salariais e uniformização de direitos.

Atualizado 25-06-2018 16:09

“Este é um protesto que começou com a grande greve que os trabalhadores do grupo Águas de Portugal fizeram a 24 de abril e desta vez é uma greve em carrossel. Está agendada uma reunião negocial para amanhã às 17:00 e esperamos uma resposta positiva às reivindicações. Se não houver, os trabalhadores vão continuar em luta em julho e agosto”, disse à Lusa Joaquim Sousa, da direção do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional (STAL).

Segundo aquele dirigente sindical, as principais reivindicações são a atualização dos salários e a uniformização dos direitos, “nomeadamente do subsídio de refeição, do subsídio transporte e do subsídio de prevenção”, para os quais “há mais de nove anos se tenta negociar um acordo coletivo de trabalho”.

João Claro, delegado sindical da ADRA e que integrou o piquete de greve, acrescentou que os trabalhadores da empresa “se sentem ludibriados” porque foram “convidados pelo grupo Águas de Portugal com a promessa de melhores salários e mais regalias”, o que não se veio a concretizar.

“A maior parte dos trabalhadores são oriundos das câmaras, cujos colegas já subiram uma posição remuneratória. Quando viemos para a concessão tínhamos a promessa de um salário melhor e de regalias, mas após nove anos a verdade é que estamos na mesma. Quando nos convidaram prometeram "mundos e fundos", explicou.

João Claro afirma que “os trabalhadores estão desanimados porque o grupo Águas de Portugal, numa posição de prepotência, continua a não querer dar os aumentos reais” e acusa ainda a administração de ter tentado, sem sucesso, dissuadir os trabalhadores de aderirem à greve.

+ notícias: País

Páscoa milionária? Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do EuroSorteio desta quinta-feira já foram revelados.

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.