Maioria aprova voos Lisboa-Trás-os-Montes (BE) e "chumba" revisão contratual na Linha Saúde 24

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 24 jan (Lusa) - A maioria PSD/CDS-PP deixou hoje passar um projeto de resolução apresentado pelo BE no parlamento, para restabelecer a ligação aérea entre Lisboa e Vila Real e Bragança, mas rejeitaram propostas bloquistas e comunistas sobre a Linha Saúde 24.

Após "chumbarem" um texto de "Os Verdes" para ser restabelecida uma ligação regulara entre a capital e Trás-os-Montes, os grupos parlamentares social-democrata e democrata-cristão juntaram-se à oposição, ficando aprovada por unanimidade a recomendação ao Governo por parte do BE.

Já sobre projetos de resolução introduzidos por PCP e BE, relativamente às condições de trabalho dos profissionais e à gestão da linha telefónica de atendimento a doentes, a maioria mostrou-se contrária a toda a oposição.

As propostas de PCP, BE e PEV para eliminar o decreto-lei que tinha alterado os pressupostos da concessão do serviço postal universal, relacionado com o processo de privatização dos CTT, foram igualmente rejeitadas, merecendo o voto favorável da bancada socialista.

O projeto de resolução do CDS-PP, que visa valorizar o "pequeno produtor/agricultor" foi também viabilizado pela maioria, com a abstenção de toda a oposição.

Maioria e PS aprovaram a proposta de lei governamental que regula o acesso e exercício à exploração de escolas de condução e à profissão de instrutor, apesar da oposição de PCP, BE e PEV.

O grupo parlamentar socialista viu ainda "chumbado" o seu projeto de resolução sobre a cogeração de energia, no sentido de que a remuneração da mesma tenha em conta o benefício em termos ambientais, enquanto PCP, BE e PEV se abstiveram.

HPG // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.