Portugal é cabeça de série no sorteio da qualificação para o Euro2016

| Desporto
Porto Canal / Agências

Nyon, Suíça, 24 jan (Lusa) -- Portugal vai ser cabeça de série no sorteio de qualificação para o Campeonato da Europa de futebol de 2016, no qual vai evitar seleções como a bicampeã europeia, a Espanha, a Alemanha, a Itália, a Inglaterra ou a Holanda.

Segundo a UEFA, são nove as seleções que vão integrar o pote 1 no sorteio de 23 de fevereiro, no qual se encontram também a Grécia, do português Fernando Santos, Bósnia-Herzegovina e Rússia, esta que se qualificou à frente da equipa das "quinas" na qualificação para o Mundial2014.

No sorteio, a realizar em Nice, as 53 seleções vão estar divididas em seis potes -- todos com nove equipas e o último com as oito piores do "ranking" -, que vão ser distribuídas em nove grupos de qualificação: oito com seis seleções e um com cinco.

Para esta "seleção", a UEFA teve em conta o coeficiente com os resultados obtidos no Mundial2010, na qualificação e na fase final do Euro2012 e no apuramento para o Mundial2014 do Brasil.

O primeiro pote a ser sorteado vai ser o de Portugal, com os cabeça de série a serem alinhados em grupos do A ao I, este último com cinco equipas.

Inglaterra, Alemanha, Itália, Espanha e Holanda vão ter de fazer parte de um grupo de seis equipas, por motivos de direitos televisivos.

Não existem restrições ao sorteio além do coeficiente e de, por razões políticas, o Azerbaijão não poder defrontar a Arménia, e a Espanha não poder jogar com Gibraltar, que se estreia numa qualificação e vai disputar os jogos em "casa" no Estádio do Algarve, em Portugal.

Os dois primeiros qualificados de cada grupo qualificam-se para o Euro2016, juntamente com o terceiro classificado com melhor registo frente ao primeiro, segundo, quarto e quinto do respetivo agrupamento.

Os restantes oito terceiros classificados vão disputar os "play-offs" em novembro de 2015, para decidir quem ocupa os restantes quatro lugares, num total de 23 seleções que se vão juntar à França, anfitriã da competição.

A qualificação vai decorrer de setembro de 2014 a outubro de 2015, antes dos "play-offs" em novembro. O sorteio da fase final está marcado para 12 de dezembro de 2015.

A fase final do primeiro Campeonato da Europa com 24 equipas vai ser disputada entre 10 de junho e 10 de julho de 2016.

Composição dos potes para o sorteio de qualificação para o Euro2016:

Pote 1: Espanha (campeão), Alemanha, Holanda, Itália, Inglaterra, Portugal, Grécia, Rússia, Bósnia e Herzegovina.

Pote 2: Ucrânia, Croácia, Suécia, Dinamarca, Suíça, Bélgica, República Checa, Hungria, República da Irlanda.

Pote 3: Sérvia, Turquia, Eslovénia, Israel, Noruega, Eslováquia, Roménia, Áustria, Polónia.

Pote 4: Montenegro, Arménia, Escócia, Finlândia, Letónia, País de Gales, Bulgária, Estónia, Bielorrússia.

Pote 5: Islândia, Irlanda do Norte, Albânia, Lituânia, República da Moldávia, Antiga República Jugoslava da Macedónia, Azerbaijão, Geórgia, Chipre.

Pote 6: Luxemburgo, Cazaquistão, Liechtenstein, Ilhas Faroé, Malta, Andorra, San Marino, Gibraltar.

RPM // JP

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Museu do FC Porto "imortaliza" jogo de lendas entre 'Dragões' e Real Madrid

O FC Porto venceu, no passado sábado, o Real Madrid por uma bola a zero, num jogo das lendas disputado no Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid. De forma a imortalizar o encontro entre alguns dos nomes mais incontornáveis da história dos dois emblemas, o museu do FC Porto tem em exibição uma camisola autografada de ambos os clubes pelos protagonistas que subiram ao relvado no fim de semana transato. 

Prestação portuguesa nos Jogos Mundiais da Trissomia elogiada pelo Presidente da República

O Presidente da República felicitou, esta quinta-feira, a missão portuguesa que participou nos Jogos Mundiais da Trissomia e que conquistou 42 medalhas, entre as quais 17 de ouro.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.