Novo Banco quer emitir até 400ME de dívida

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 22 jun (Lusa) - O Novo Banco inicia hoje um roadshow para a emissão de até 400 milhões de euros em dívida subordinada e para uma oferta de aquisição e de troca de obrigações sénior do grupo, foi hoje anunciado.

"O Novo Banco inicia hoje o roadshow para emissão de até 400 milhões de euros de instrumentos de dívida subordinada, assim como uma oferta de aquisição e de troca de obrigações sénior do grupo. Estão agendadas reuniões com investidores institucionais em Lisboa e Londres", segundo um comunicado do banco liderado por António Ramalho.

A operação do banco tem como "prioridade" a troca de obrigações sénior, com um valor mínimo indicativo de 250 milhões de euros, o adicional em 'cash' para detentores de obrigações cuja procura exceda a oferta e a "colocação em mercado das restantes obrigações com um montante mínimo de 100 milhões de euros".

"A troca das obrigações sénior por instrumentos de dívida subordinada e a aquisição dessas obrigações permitirá ao Novo Banco melhorar a sua estrutura de capitais otimizando os seus rácios de total capital e ajustar a sua estrutura de financiamento com redução de encargos com juros", assegura a instituição.

A operação terá o montante de troca definido a 28 de junho e será concluída a 29 de junho.

Segundo o comunicado, o Novo Banco assegura que "não pretende efetuar mais recompras de obrigações sénior através de operações 'open market', ofertas de aquisição ou ofertas de troca das obrigações sénior nos próximos 24 meses".

Desta forma, considera o Novo Banco, "a oferta confere aos detentores das obrigações que sejam elegíveis uma alternativa de liquidez antes da data de maturidade das obrigações abrangidas pela oferta e/ou oportunidade de reinvestimento em novos instrumentos de dívida subordinada a ser emitida pelo banco".

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) na quinta-feira 500 milhões de euros em dívida 'tier2' a uma taxa de 5,75%, a última etapa do reforço do capital da CGD, acordada entre o Estado português e a Comissão Europeia em 2017 e que ascende a cerca de 5.000 milhões de euros.

SP (IM)// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Parlamento discute propostas de alteração ao IRS

O parlamento discute esta quarta-feira a proposta do Governo que altera as taxas do IRS com todos os partidos a apresentarem alternativas, sendo incerto o desfecho das votações, tendo em conta o equilíbrio de forças na Assembleia da República.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.