Bolsas europeias em alta à espera de reunião da zona euro

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 22 jun (Lusa) -- As principais bolsas europeias estavam hoje em alta, à espera do início de uma reunião da OPEP que pode ser decisiva para travar a subida do preço do petróleo.

Cerca das 09:30 em Lisboa, o EuroStoxx 600 estava em alta, a avançar 0,41% para 382,42 pontos.

As bolsas de Londres, Paris e Frankfurt subiam 0,38%, 0,51% e 0,34%, bem como as de Madrid e Milão, que avançavam 0,63% e 0,93%, respetivamente.

Depois de ter aberto em alta, a bolsa de Lisboa mantinha a tendência e, cerca das 09:30, o principal índice, o PSI20, estava a subir 1,13% para 5.533,32 pontos.

Na agenda de hoje, a Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) começa uma reunião chave centrada num provável aumento da oferta de petróleo para fazer frente à crescente procura mundial e à queda da produção da Venezuela e assim evitar uma maior subida do preço do petróleo.

Os ministros da Economia e das Finanças da União Europeia realizam hoje a última reunião antes da cimeira da próxima semana sobre a reforma da zona euro.

Em Bruxelas, a UE aplica a partir de hoje as taxas alfandegárias a determinados produtos norte-americanos em resposta às taxas impostas às importações comunitárias de aço e alumínio pela administração Trump.

Em Nova Iorque, Wall Street terminou em baixa na quinta-feira, com o Dow Jones a cair 0,80% para 24.461,70 pontos, depois de ter subido em 26 de janeiro até aos 26.616,71 pontos, atual máximo desde que foi criado, em 1896, e o Nasdaq a recuar 0,88% para 7.712,95 pontos, depois de ter subido em 20 de junho até aos 7.781,51 pontos, atual máximo de sempre.

A nível cambial, o euro abriu em alta no mercado de divisas de Frankfurt, a cotar-se a 1,1629 dólares, contra 1,1606 dólares no fecho de quinta-feira.

O barril de petróleo Brent para entrega em agosto abriu hoje em alta, a cotar-se a 73,83 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, mais 0,94% do que no encerramento da sessão anterior.

MC // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.