Metro do Porto diminui prejuízo em 29%, para 96,7 ME, em 2017

| Economia
Porto Canal com Lusa

Porto, 21 jun (Lusa) -- A Metro do Porto encerrou 2017 com um prejuízo de 96,7 milhões de euros, o que traduz uma melhoria de 29% face a 2016, tendo pela primeira vez transportado mais de 60 milhões de passageiros, segundo o Relatório e Contas hoje aprovado.

Em comunicado, a Metro do Porto reporta uma melhoria de 10,6% dos resultados operacionais, que ainda assim foram negativos em 39,9 milhões de euros, e uma subida de 50% dos resultados antes de impostos, juros, amortizações e depreciações (EBITDA), para 19,2 milhões de euros.

De acordo com os dados do Relatório e Contas de 2017, a receita anual da Metro do Porto aumentou 8,8%, para mais de 46,7 milhões de euros, enquanto os custos operacionais diretos aumentaram apenas 0,1%, totalizando 38 milhões de euros.

"Em resultado da variação dos dois valores, a taxa de cobertura direta atingiu o valor inédito de 119,7%, mais 9,1 pontos percentuais do que em 2016", destaca a empresa.

No total, em 2017 foram contabilizados mais de 60 milhões de clientes, correspondendo a um total de 60,6 milhões de validações, mais 2,6 milhões do que em 2016.

Para a Metro do Porto, que em 2017 celebrou 15 anos de operação, estes são "resultados históricos" que traduzem "uma evolução inédita dos seus indicadores financeiros" e "refletem a constante e crescente procura" e "a confiança dos clientes" neste serviço de transporte, "reforçando o crescimento evidenciado em 2016".

PD // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.