Governo faz contactos para acolher centro logístico de organizações humanitárias nas Lajes

| Política
Porto Canal / Agências

Angra do Heroísmo, 24 jan (Lusa) - O ministro dos Negócios Estrangeiros garante que o Governo está a explorar usos alternativos e não militares para as Lajes, dando como exemplo contactos com organizações humanitárias internacionais com vista à instalação de um "'hub' logístico" na ilha Terceira.

"Além da procura de investimentos privados, norte-americanos ou de outra proveniência, o Governo sondou também as organizações internacionais humanitárias para aferir a possibilidade de aquelas montarem um 'hub' logístico nas Lajes. Na sequência desses contactos, o Programa Alimentar Mundial enviou, no início de julho passado, uma missão às Lajes", afirmou Rui Machete, numa entrevista ao jornal açoriano Diário Insular.

Machete revela ainda que na sequência da visita à Terceira, no ano passado, de empresários do grupo norte-americano Business Executives for National Security (BENS), e do relatório que fizeram sobre as potencialidades das Lajes e do arquipélago dos Açores em termos de investimentos, foi criado um "comité binacional" para acompanhar projetos.

"Na sequência dessa visita, foi constituído um comité binacional que, do lado português, além do Ministério dos Negócios Estrangeiros, inclui o Governo Regional dos Açores, o Ministério da Defesa Nacional e a AICEP, para fazer o seguimento de projetos. Esse comité tem vindo a reunir-se e a identificar as áreas de negócio onde poderia haver interesse de privados pelas Lajes".

"Independentemente de considerarmos que este exercício não deverá eximir o Governo dos EUA de um apoio mais direto, consideramos que o uso da extensa rede de empresários do BENS proporciona possibilidades que, a concretizarem-se, poderão promover negócios nos Açores e na Terceira", acrescenta o ministro, referindo as áreas do turismo, imobiliário, aviação, saúde e tenologias da informação e comunicação, as mesmas apontadas pelo relatório dos empresários, conhecido em abril de 2013.

O ministro diz que o Governo está "já" a "explorar possíveis usos alternativos e não militares para a base das Lajes" mas "sempre no pressuposto de que medidas concretas apenas poderão avançar quando se souber em definitivo a extensão da redução das forças norte-americanas e do espaço que deixarão de ocupar na base".

Rui Machete ressalva que, no entanto, "porque considera que os EUA não se podem excluir do esforço de procurar compensar os efeitos negativos da sua decisão, Portugal tem também insistido junto da Administração norte-americana por um esforço maior de Washington nesta matéria".

MP // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

"Aqui não há enganos, nem votos enganados". Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias

A antiga deputada Joana Amaral Dias vai ser a cabeça de lista do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) às eleições europeias de 09 de junho, com o objetivo de conseguir pelo menos um mandato no Parlamento Europeu.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".