Banco de Inglaterra deixa taxa de juro em 0,5%

| Economia
Porto Canal com Lusa

Londres, 21 jun (Lusa) - O Banco de Inglaterra decidiu hoje manter a principal taxa de juro em 0,5% e deixou também intacto o programa de estímulos, ao concluir que o ritmo de crescimento da economia britânica ainda não está consolidado.

Após uma reunião do comité de política monetária, a entidade optou, com seis votos a favor e três contra, por deixar as taxas de juro inalteradas, depois de um aumento de um quarto de ponto percentual no passado dia 02 de novembro, pela primeira vez em dez anos.

O banco governado por Mark Carney deixou também sem alterações o programa de estímulos aprovado em 2009, que envolve um investimento de 435 mil milhões de libras (498 mil milhões de euros) na compra de obrigações soberanas e 10 mil milhões (11.400 milhões de euros) na aquisição de dívida de empresas.

O comité concluiu que, apesar de alguns indicadores económicos terem melhorado, "é cedo" para considerar se o abrandamento registado na economia no primeiro trimestre responde a circunstâncias temporais ou se pode ser uma tendência mais permanente.

O Reino Unido registou no primeiro trimestre de 2018 um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de apenas 0,1%, o pior nível desde 2012, comparado com 0,4% no final de 2017.

O banco central também verificou que a taxa de desemprego foi de apenas 4,2% e que a inflação está em 2,4%, acima do objetivo oficial, mas com uma aparente tendência para baixar.

O comité indicou que pode haver mudanças a curto prazo na política monetária se o crescimento da economia se consolidar, mas qualquer aumento dos juros será "gradual e progressivo".

EO // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.