Migrações: Bruxelas quer criar centros de triagem no Norte de África

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 21 jun (Lusa) -- O comissário europeu para as Migrações, Dimitris Avramopoulos, propôs hoje a criação de centros de triagem no Norte de África para avaliar se os migrantes são elegíveis para asilo na União Europeia (UE) e reduzir os fluxos migratórios.

Avramoupolos defendeu uma "intensificação" da cooperação com países como Argélia, Marrocos, Tunísia, Egito, Líbia e Níger, de modo a que possam ser criadas "plataformas regionais de desembarque" que evitem que os migrantes arrisquem a vida em embarcações para tentarem chegar à UE.

Esta medida de criação de um sistema de desembarque regional, proposta no âmbito da redução das operações de busca e salvamento de migrantes, poderia ainda envolver parceiros como a agência da ONU para os refugiados.

Num documento preparatório do Conselho Europeu da próxima semana, o executivo comunitário constata haver "um apoio crescente ao estabelecimento de uma lista da UE de países terceiros e países de origem seguros onde todos os novos pedidos de asilo seriam verificados para ver se a transferência da responsabilidade pelo pedido de asilo é possível".

A contrapartida para os países aderentes seria, adiantou o comissário, um aumento do apoio financeiro e material.

O tema das migrações domina a agenda da cimeira europeia de 28 e 29, em Bruxelas, tendo o presidente da Comissão Europeia convocado um grupo de Estados-membros, cuja composição não foi ainda revelada, para discutir o problema que, para o executivo comunitário, ameaça o futuro da UE.

IG // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Xiaomi vendeu 50 mil carros elétricos em 27 minutos

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta sexta-feira a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos 27 minutos depois do lançamento oficial do "desportivo de alto desempenho e tecnologia verde", com o qual se estreou no setor.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.