Câmara destaca valores humanistas e universalistas de Coimbra Património da Humanidade

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 21 jun (Lusa) - A classificação de Coimbra como Património Mundial da Humanidade é o reconhecimento, "à escala do planeta, dos valores humanistas e universalistas" que são "a marca identitária" da cidade, disse à agência Lusa o presidente da Câmara, Manuel Machado.

A distinção, há cinco anos, da Universidade de Coimbra, da Alta e da Rua da Sofia, que despertou "um sentimento de júbilo responsável", diz respeito ao património edificado, mas também à "dimensão imaterial" da cidade "reconhecidamente construtora e difusora, durante séculos, da língua e cultura portuguesas", sublinha o autarca socialista.

Mas a classificação da Universidade, Alta e Sofia como Património Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) também afirma Coimbra, com "uma intensidade e uma visibilidade nunca antes" registada a nível internacional, como "uma cidade central para a ciência e para a cultura europeias", sustenta.

Uma afirmação de uma centralidade que é, sem dúvida, resultado da sua história patrimonial, artística, científica e cultural, afirma Manuel Machado.

Mas isso -- acrescenta -- é mérito, sobretudo, dos "atuais produtores de cultura, de ciência, de arte, de inovação, de espetáculos que atuam na cidade de hoje", na "grande e notável urbe do estudo, do conhecimento e da produção cultural dos nossos dias".

Há cinco anos, quando foi conhecida a decisão da UNESCO, Manuel Machado disse que a atribuição do título de Património da Humanidade a Coimbra responsabilizava "todos sem exceção" e hoje constata-se que (todos) a conseguiram transformar num instrumento que tornou a cidade "mais competitiva nacional e internacionalmente".

Nestes anos, Coimbra "ganhou muitos mais turistas", a sua programação cultural deu "um salto quantitativo e qualitativo enorme", a reabilitação urbana avançou, com passos que "nunca tinham sido dados antes", e o espaço público melhorou, destaca.

O balanço destes cinco anos, que "é positivo", deve ser feito "não como mero exercício de autocomprazimento, mas como rampa de lançamento para o próximo desafio, muito sério, que se coloca a Coimbra", que é a sua candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027, conclui Manuel Machado.

Por outro lado, o reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, defendeu à Lusa que a classificação "deu um impulso decisivo para que a singularidade de Coimbra fosse reconhecida pelo mundo em geral, mas também pelos habitantes da cidade, da região, e até pelos próprios membros da comunidade universitária".

"O património físico tornou-se mais conhecido, atraindo mais visitantes, mas também o papel que a Universidade de Coimbra teve na evolução da nossa civilização ganhou uma visibilidade que não tinha. De facto, principalmente durante a expansão portuguesa, a Universidade de Coimbra teve um papel central na conformação das ideias que sempre subjazem à evolução humana, do Brasil à Índia, da África à China e ao Japão. Esta influência ainda hoje é bem visível, e encaminha-nos para aquela que só pode continuar a ser a missão, eu diria o destino, da Universidade de Coimbra: ser uma Universidade Global", disse.

Há cinco anos, Coimbra tornava-se Património Mundial da Humanidade, após uma reunião, no Cambodja, do comité executivo da UNESCO.

JEF/SSS // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

Portugal com 20 casos confirmados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

Arquitetos querem salário de 1300 euros à entrada da profissão

O SINTARQ - Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura convocou esta terça-feira todos os profissionais para discutir e aprovar as primeiras tabelas salariais para o setor da arquitetura, nomeadamente a proposta de 1.300 euros de salário de entrada na profissão.