Detido para interrogatório capitão de 'ferry' que naufragou na Indonésia

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Jacarta, 21 jun (Lusa) - As autoridades da Indonésia anunciaram hoje que detiveram para interrogatório o capitão do 'ferry' que naufragou na segunda-feira, no lago Toba, na ilha de Samatra, um acidente que causou pelo menos quatro mortos e 200 desaparecidos.

O navio, um 'ferry', virou-se quando navegava no lago Toba, na província de Samatra do Norte, a mais de 1.300 quilómetros a noroeste da capital, Jacarta. O capitão, Tua Sagala, está entre os 18 sobreviventes, indicaram as autoridades.

De acordo com o novo balanço oficial, quatro pessoas morreram e 193 estão dadas como desaparecidas, naquele que já é considerado um dos piores desastres marítimos no arquipélago do Sudeste Asiático.

As autoridades disseram acreditar que a viagem terá sido realizada ilegalmente, sem bilhetes ou lista de passageiros. As estimativas relativas ao número de desaparecidos são baseadas em declarações de familiares de passageiros.

Se as estimativas se confirmarem, a embarcação, que também transportava dezenas de motocicletas, poderia ter quatro ou cinco vezes mais passageiros do que a capacidade máxima autorizada.

As buscas devem prolongar-se pelo menos uma semana, considerando a extensão do lago, que enche a cratera de um gigantesco vulcão. O lago Toba, um dos mais profundos do mundo, cobre 1.145 quilómetros quadrados.

A Indonésia, país de maioria muçulmana, está a celebrar desde sexta-feira a festa do Id al-Fitr, que assinala o fim do mês de jejum do Ramadão, ocasião em que milhões de pessoas tiram férias, e o lago Toba é um destino turístico popular.

Este naufrágio é o mais recente de uma série de acidentes marítimos mortais no vasto arquipélago indonésio, cujas ligações por barco, entre cerca de 17.000 ilhas, padecem de falta de condições de segurança.

Na semana passada, um barco tradicional de madeira naufragou com 40 pessoas a bordo, perto da ilha de Sulawesi, fazendo mais de dez mortos.

FST (JOP/ANC) // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.