"Fim de partida" estreia-se hoje em Sintra com encenação de Carlos Pimenta

| País
Porto Canal com Lusa

Sintra, Lisboa, 21 jun (Lusa) -- A tragicomédia "Fim de partida", do dramaturgo irlandês Samuel Beckett, estreia-se hoje na Casa de Teatro de Sintra, numa encenação de Carlos Pimenta, protagonizada por Ivo Alexandre e Pedro Lacerda.

A peça, escrita em 1957, originalmente em francês, e traduzida um ano depois para inglês por Samuel Beckett, conta a história de Hamm e Clov.

Ambos estão confinados a um pequeno espaço, um abrigo com duas únicas janelas, que dão para um mundo de desolação, onde terra e mar se vestem de cinzento, e onde mais duas personagens (Nagg e Nell) estão em busca do fim.

Impossibilitado de ver e de se levantar, Hamm, cego e paralítico, comanda o tom trágico, mas também patético, do universo da peça, pedindo ao seu serviçal que o desampare, enquanto este, que não pode sentar-se, nunca, vai ameaçando, recorrentemente, que se vai embora.

A ambiguidade não deixa nunca de pender sobre esta peça apesar da relação de interdependência e sadismo que liga os dois protagonistas e que acaba por servir de metáfora sobre os limites da consição humana.

A peça, que é também um jogo de repetições em jeito de comédia burlesca, as outras duas personagens são Nagg e Nell, os pais de Hamm, que estão dentro de dois caixotes, presos à recordação de um tempo que se supõe ter existido em relação a um outro tempo que, apesar de imutável, parece estar sempre aquém do fim.

Todas as personagens estão, na prática, no limite das suas próprias forças, presas pela solidão e por tudo o que as afasta e liga. Todas elas estão em "fim de partida".

Nagg é interpretado por Nuno Correia Pinto, e Nell, por enquanto Anabela Faustino.

A peça vai estar em cena até 08 de julho, com espetáculos de quinta-feira a sábado, às 21:45, e, aos domingos, às 16:00.

"Fim de partida" é mais recente encenação do ator e encenador Carlos Pimenta, que já este ano dirigiu "Morte de um caixeiro-viajante", de Arthur Miller, para a Companhia de Teatro de Almada.

A peça que Carlos Pimenta encena em Sintra tem tradução de Francisco Luís Parreira, com quem já trabalhara em 2014 em "À espera de Godot" -- outra das dramaturgias de Beckett escritas originalmente em francês --, representada nos teatros S. Luiz, em Lisboa, e S. João, no Porto.

A Casa de Teatro de Sintra funciona como sede da Companhia de Teatro de Sintra, que faz parte da Associação Cultural Chão de Oliva.

Fundado em 1987, o Chão de Oliva - Centro de Difusão Cultural é uma associação vocacionada para o teatro, ainda que promova iniciativas noutras áreas artísticas.

Em 1990, o Chão de Oliva fundou a Companhia de Teatro de Sintra, a primeira companhia profissional do concelho e atualmente a mais antiga. Em 2002, deu origem ao Fio d'Azeite, um grupo profissional de marionetas.

CP // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.