Mariza e Concha Buika no Festival Flamenco e Fado de Baadjoz, em julho

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 20 jun (Lusa) -- O cartaz do 10.º Festival Flamenco e Fado de Badajoz, em Espanha, que se realiza de 04 a 08 de julho, conta com as cantoras Mariza e Concha Buika, e o guitarrista Raimundo Amador, foi hoje anunciado.

O Festival abre no dia 04 de julho, com a apresentação dos espetáculos "Luciérnagas y Pirilampos", pelo agrupamento Caixa de Pandora com Mili Vizcaíno, no Teatro Lopez de Ayala, onde, no dia seguinte, Jesús Ortega apresenta "Camino", que a organização assinala como "uma viagem pelo flamenco através da dança" que inclui géneros como o "taranto", "guajira", "cantiñas", "seguirilla" e "tango".

Outro palco deste Festival é o Auditório Ricardo Carapeto, onde no dia 06, Raquel Cantero apresenta o seu "Cuadro Flamenco", antecedendo a subida ao palco de Mariza, que vai apresentar o seu mais recente álbum, que inclui temas clássicos como "Fado Errado" e "Trigueirinha", ao lado de inéditos como "Semente Viva".

No dia seguinte, neste mesmo palco, Concha Buika, acompanhada pela Orquesta da Extremadura, sob a direção do maestro Josep Vicent, interpreta canções como "Siboney", "Ojos Verdes", "Lascia Ch'io Pianga" ou "Nostalgias".

"Sulcanto", um espetáculo que junta o cante alentejano e o flamenco, é apresentado por Pedro Calado, Manuel Caldeira e Esther Merino Pilo, acompanhados pelo pianista Amílcar Vázquez Días, no dia 08 no palco do Ricardo Carapeto, ao qual se segue a homenagem ao músico norte-americano B.B. King (1925-2015), pelo guitarrista e cantor cigano Raimundo Amador, nascido há 57 anos em Sevilha, e que encerra o festival.

A programação do festival na cidade estremenha espanhola, vizinha da alto-alentejana Elvas, inclui a exibição, no Centro de Ocio Contemporáneo, dos documentários produzidos pela Filmoteca de Extremadura, "Maestro Chaínho, 50 años de carrera", sobre o guitarrista António Chainho, de 80 anos, e "La Chana", sobre a 'bailaora' de flamenco nascida há 71 anos em Barcelona e de seu nome de registo Antonia Santiago Amador.

O jornal espanhol El Mundo, em março passado, sobre esta 'bailaora' escreveu que "é uma força da natureza que canaliza a pureza do flamenco como ninguém, mesmo com as pernas quebradas".

Paralelo ao festival, no Centro del Flamenco está patente a mostra "La Mujer en el Flamenco y en el Fado" e uma exposição temática sobre os dois géneros musicais na Biblioteca de Extremadura.

NL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.