Quatro mortos e 40 casas incendiadas em aldeia remota do norte de Moçambique

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Macomia, Moçambique, 20 jun (Lusa) - Quatro pessoas morreram e 40 casas foram incendiadas na noite de terça-feira durante um ataque de desconhecidos à aldeia de Litandakua, norte de Moçambique, disse à Lusa fonte das autoridades.

Três vítimas morreram depois de terem sido atacadas com catanas e uma morreu carbonizada na aldeia remota, dependente do posto administrativo de Chai, distrito de Macomia, referiu a mesma fonte.

Nenhuma das vítimas tinha qualquer posição de relevo na povoação, acrescentou.

O grupo com um número incerto de elementos roubou cabeças de gado (cabritos), assaltou pelo menos uma barraca de venda informal, deitou fogo a habitações de construção tradicional (barro, estacas e colmo) e depois deixou o local.

As autoridades suspeitam que os crimes sejam da responsabilidade de células de um grupo que atacou a polícia e matou dois agentes na vila de Mocímboa da Praia em outubro de 2017 e que desde então tem invadido aldeias remotas, saqueando-as e provocando um número incerto de mortes e deslocados.

Só na mais recente vaga de violência, desde 27 de maio, morreram pelo menos 29 habitantes, 11 supostos agressores e dois elementos das forças de segurança, segundo números das autoridades e testemunhos da população à Lusa.

JYU/LFO // EL

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.