Feira do Livro de Braga vai transformar centro histórico em "Alameda Literária"

| Norte
Porto Canal com Lusa

Braga, 20 jun (Lusa) - A Feira do Livro de Braga vai transformar o centro histórico da cidade numa "Alameda Literária", com nomes como Lídia Jorge, Frei Bento Domingues ou Joana Amaral Dias a percorrerem a calçada, contando ainda com exposições e debates.

Apresentado hoje o evento, a decorrer de 29 de junho a 15 de julho, a grande novidade da edição deste ano é mesmo a localização da Feira do Livro, que terá como "pontos altos" a entrega de dois prémios literários, o XXIII Grande Prémio de Literatura DST e o Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga.

"Acreditamos que esta será uma aposta acertada para que livreiros e público possam usufruir em pleno desta Feira do Livro", justificou assim, a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Braga, Lídia Dias, a mudança de local do evento para o Centro Histórico (Largo S. João do Souto).

Ao público, a organização, a cargo da autarquia, da InvestBraga, com produção executiva da Booktailors, promete uma "programação eclética" e "também dirigida aos mais novos".

A feira arranca com a entrega do Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga, numa cerimónia agendada para 29 de junho, às 18:30, no Museu Nogueira da Silva, realizando-se a entrega do segundo galardão da Feira do Livro de Braga - o Grande Prémio de Literatura DST -, no Theatro Circo, no mesmo dia, ao poeta Daniel Jonas.

No total, durante a feira, haverá 26 apresentações de livros e, no Espaço Fórum, "entrevistas de vida" a autores como Frei Bento Domingues e Lídia Jorge, e ainda 'masterclasses' dirigidas por autores como Rodrigo Moita de Deus, Rui Tavares e Zita Martins.

A destacar, as exposições de ilustrações de Paulo Galindro, Pedro Vieira e Vasco Gargalo e, na Casa dos Crivos, estará "A Origem das pequenas Invenções", de Mário Cesariny, da coleção da Fundação Cupertino de Miranda, e a exposição de obras do escultor Francisco Simões, no Jardim de Santa Bárbara.

A Feira do Livro de Braga inclui também mesas de debate sobre as Religiões e o Livro, a Literatura no debate político, ou a influência da vida na ficção, com a participação de Ana Maria Magalhães, Cristina Norton, Maria do Rosário Pedreira, Nuno Camarneiro e Sérgio Abrantes Mendes.

Para os mais novos a organização preparou conversas-concertos intituladas "Conta-me Histórias", que irão decorrer no Largo S. João do Souto, com Miguel Araújo, Mafalda Veiga, Capicua e Simone de Oliveira.

A Feira do Livro de Braga conta ainda com o apoio do grupo dst, da Universidade do Minho, da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, Fundação Cupertino de Miranda e Museu Nogueira da Silva.

JYCR // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.