Coreógrafa Clara Andermatt estreia "A Educação da Desordem" na ZBD

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 20 jun (Lusa) - A coreografia "A Educação da Desordem - projeto em mutação", o mais recente projeto da Companhia Clara Andermatt, com a bailarina Mickaella Dantas, vai ser apresentada de sexta-feira a sábado, no espaço Negócio Zé dos Bois (ZDB), em Lisboa.

De acordo com a companhia, o espetáculo, que será apresentado às 21:30, é um projeto de investigação com exploração das áreas da dança, performance e fotografia, e conta ainda com a colaboração da escritora Patrícia Portela e do fotógrafo Yves Callewaert.

O processo de criação teve início em junho de 2017, e incluiu quatro períodos de residência e dois ensaios abertos, em novembro de 2017 e em janeiro de 2018.

"Atualmente no formato de conferência/performance, introduzem-se temáticas relacionadas com a imagem, a publicidade, a ética e a biotecnologia, abrindo-se a outras que possam surgir e convocar relações entre arte, corpo, diferença e deficiência", aponta Clara Andrmatt, num texto sobre a peça divulgado pela companhia.

Com "A Educação da Desordem - projeto em mutação", os artistas envolvidos pretendem confrontar-se "com a estranheza, o desconforto, situações que nos deixam confusos e nos atrapalham, desequilibrar a forma como percecionamos a diferença e como esta é recebida e interpretada".

"Assumidamente este é um projeto em mutação. Nas diversas apresentações, o público é convidado a participar numa conversa, dar a sua opinião, partilhar ideias sobre o que viu e ouviu. E é também a partir destes encontros e escutas que o projeto vai crescendo, incorporando ideias e alterações", acrescenta o texto da criadora.

Com direção e conceção de Clara Andermatt, a criação e interpretação é de Clara Andermatt e Mickaella Dantas, com colaboração de Patrícia Portela, Jonas Runa e Vitor Rua, e com os figurinos de Aleksander Proti.

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.