Dois candidatos tentam suceder à liderança de Eduardo Teixeira no PSD de Viana

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 24 jan (Lusa) - Os sociais-democratas Paulo Vale e Carlos Morais Vieira disputam no sábado as eleições para a distrital de Viana do Castelo do partido tentando suceder a seis anos de liderança de Eduardo Teixeira, que não se pode recandidatar.

O até agora diretor do centro distrital da Segurança Social de Viana do Castelo, Paulo Vale, anunciou este mês a saída daquelas funções, alegando incompatibilidade com a candidatura à distrital do PSD, liderando a Lista A.

Disse, ainda, que não ficou "indiferente" ao "apoio" dos militantes e "ao apelo da grande maioria dos membros" das últimas comissões políticas distritais, que integrou.

"Pretendo dar continuidade ao trabalho de proximidade com as bases do partido e com os vários órgãos concelhios. Continuar a aprofundar o clima de participação e de debate, porque é do confronto de ideias que surgem sínteses ricas e produtivas", sublinha o candidato, primeiro vice-presidente da Comissão Política Distrital do PSD, liderada há seis anos por Eduardo Teixeira.

Este não se pode recandidatar ao cargo nas eleições de sábado, por ter atingido o limite de três mandatos consecutivos, mas integra a lista de Paulo Vale como candidato à presidência da mesa distrital do partido.

A segunda candidatura a sufrágio - Lista B - é liderada por Carlos Morais Vieira, ex-tesoureiro da distrital e ex-presidente da concelhia de Viana do Castelo do PSD. Demitiu-se destas funções em 2013 por discordar da escolha de Eduardo Teixeira como candidato do partido à Câmara local, em que o PSD elegeu três vereadores, contra seis do PS e um da CDU.

"Importa acabar com a atual estratégia, demasiadamente centrada na figura do presidente da distrital, geradora de um confrangedor vazio de debate e ideias e que nos tem vindo a afastar das forças vivas da sociedade civil", defende Carlos Morais Vieira.

Acrescenta a necessidade "absolutamente essencial" de alterar a "estratégia política" do partido a nível regional, e prometem "apostar" no "trabalho de equipa, numa profunda e efetiva articulação entre a distrital e as secções e na abertura do PSD à sociedade civil".

Além da Comissão Política Distrital Permanente, os militantes são chamados a escolher a Mesa da Assembleia Distrital e respetivos delegados de secção, mas também as comissões de Jurisdição e de Auditoria Financeira.

A votação decorre entre as 16:00 e as 22:00, nas sedes das dez concelhias do partido no distrito de Viana do Castelo, coincidindo com as eleições diretas para presidente da Comissão Política Nacional do PSD e delegados ao congresso.

A Comissão Política Distrital do PSD de Viana do Castelo é liderada há seis anos pelo atual vereador na Câmara de Viana do Castelo, Eduardo Teixeira, que em novembro passado foi ainda eleito presidente da concelhia local do partido.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.