Quase todas as regiões do país em risco muito elevado de exposição UV

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 20 jun (Lusa) -- Quase todas as regiões do país apresentam hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Todas as regiões do país apresentam um risco muito elevado, com exceção do distrito de Faro e das ilhas de São Miguel e Terceira, nos Açores, que estão com níveis elevados.

A ilha do Porto Santo (arquipélago da Madeira) tem um risco moderado de exposição à radiação UV.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente pouco nublado, aumentando de nebulosidade a partir da manhã, aguaceiros, mais frequentes durante a tarde e nas regiões Norte e Centro, onde poderão ser por vezes fortes e de granizo, e que serão pouco prováveis na região Sul.

Estão também previstas condições favoráveis à ocorrência de trovoadas em especial nas regiões Norte e Centro e vento fraco, soprando moderado a forte de sueste no Algarve até final da manhã, e temporariamente moderado de noroeste na faixa costeira ocidental durante a tarde.

A previsão aponta ainda para neblina matinal em alguns locais, pequena descida de temperatura no litoral Norte e Centro e pequena subida da máxima no litoral oeste da região Sul.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 16 graus Celsius (em Braga e Porto) e os 21 (em Castelo Branco) e as máximas entre os 26 (no Porto e em Viana do Castelo) e os 34 (em Santarém e Braga).

Na Madeira prevê-se céu geralmente muito nublado, com boas abertas nas vertentes sul e nas zonas montanhosas, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte e nas zonas montanhosas até final da manhã e vento fraco a moderado do quadrante norte.

No Funchal as temperaturas vão variar entre os 19 e os 23 graus.

Para os Açores prevê-se períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros fracos (nas ilhas Flores, Corvo, grupo Ocidental, e Graciosa, Faial, Pico, São Jorge e Terceira, no grupo central) e vento fraco tornando-se bonançoso.

Em Santa Cruz das Flores e na Horta as temperaturas vão oscilar entre os 20 e os 26 graus, em Angra do Heroísmo entre os 19 e os 25 e em Ponta Delgada entre os 19 e os 26.

DD // SB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".