Ministro da Cultura inaugura exposição dos projetos para Museu Nacional da Resistência

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 20 jun (Lusa)- O ministro da Cultura inaugura hoje a exposição dos projetos de arquitetura para o Museu Nacional da Resistência e da Liberdade, patentes até 16 de setembro, no Museu de Arte Popular, em Lisboa.

Depois dessa data, a exposição vai estar em Peniche, disse à agência Lusa, o presidente da câmara municipal, Henrique Bertino.

Lançado pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), e pela Ordem dos Arquitetos, o concurso público de arquitetura para o futuro Museu Nacional da Resistência e da Liberdade, na Fortaleza de Peniche, recebeu 22 candidaturas.

A equipa coordenada pelo arquiteto João Barros Matos foi a vencedora, ao propor a "sobreposição de percursos de diferente natureza, nunca perdendo, cada um deles, autonomia, significado ou fluidez no seu conjunto" e manter os valores arquitetónicos com interesse patrimonial, não deixando de se abrir a leituras mais contemporâneas", considerou o júri.

Os trabalhos foram apreciados por um júri, composto pelos arquitetos Alexandre Alves Costa, João António Serra Herdade, João Mendes Ribeiro e Sofia Aleixo, e pelo designer Henrique Cayatte.

O Governo decidiu investir 3,5 milhões de euros na recuperação da Fortaleza de Peniche, distrito de Leiria, para vir aí a instalar o Museu Nacional da Resistência e da Liberdade, depois de, em 2017, a ter retirado da lista de monumentos a concessionar a privados para fins turísticos, dada a polémica que gerou.

Já este ano, foi apresentado o guia de conteúdos do museu, com 11 núcleos temáticos, e lançado concurso de um milhão de euros para a requalificação do monumento.

A fortaleza, classificada como Monumento Nacional desde 1938, foi uma das prisões do Estado Novo de onde se conseguiu evadir, entre outros, o histórico secretário-geral do PCP Álvaro Cunhal, em 1960, protagonizando um dos episódios mais marcantes do combate ao regime ditatorial.

FYC // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.