Petição contra o encerramento do Tribunal e Finanças de Castro Daire

| Norte
Porto Canal / Agências

Castro Daire, 24 jan (Lusa) - Um advogado decidiu promover uma petição contra o encerramento do Tribunal e das Finanças de Castro Daire, que pode ser assinada "online", em estabelecimentos comerciais e nas juntas de freguesia do concelho.

De acordo com o advogado Carlos Bianchi, que é também presidente da Comissão Politica do CDS-PP de Castro Daire, a petição "Não Aceitamos o Fecho de Serviços Públicos Essenciais em Castro Daire" tem como único objetivo levar ao plenário da Assembleia da República (AR) "uma causa justa e a defesa dos interesses do concelho".

"A verdade é que, num concelho do interior de Portugal, os serviços públicos, como o Tribunal de Comarca e de Finanças, são um pilar fundamental da economia local", acrescenta.

Carlos Bianchi acredita que o encerramento de qualquer serviço tem custos acrescidos para os cidadãos, porque acarreta, desde logo, uma diminuição da presença de pessoas na sede do concelho.

"Havendo menos gente, diminuirá a necessidade de circulação de dinheiro no concelho e, por sua vez, um enfraquecimento do tecido económico. Mas mais, acarreta inevitavelmente uma maior propensão para o encerramento de outros serviços semelhantes e um menor número de oportunidades para os nossos conterrâneos", sustenta.

O advogado avisa mesmo que o encerramento de serviços deixa Castro Daire em risco de uma eventual extinção enquanto concelho.

"É exatamente a luta pela manutenção de Castro Daire enquanto concelho com futuro que se pretende", assegura, sublinhando que são necessárias quatro mil assinaturas para levar a petição a plenário da AR.

Na petição pode ler-se que "o encerramento de serviços públicos essenciais constitui um grave golpe na economia local e será mais um obstáculo à obtenção de novos investimentos".

Refere ainda que "o encerramento de serviços públicos essenciais é uma grave violação do princípio de coesão nacional e introduz mesmo fatores de maior desunião e maior afastamento das populações do interior do país".

CMM // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Ponte de arame entre Amarante e Celorico de Basto ficará pronta em junho

A empreitada da ponte de arame que ligará Amarante e Celorico de Basto, nas freguesias de Rebordelo e Arnoia, está a decorrer “a bom ritmo”, comunicou a Associação de Municípios Douro e Tâmega (AMDT) numa publicação na rede social de Facebook.

Homem com 50 anos desaparecido no rio Douro em Bragança

Um pescador lúdico com cerca de 50 anos de idade está desaparecido desde o início da tarde desta terça-feira, no rio Douro, junto à freguesia de Mazouco, no município de Freixo de Espada à Cinta, confirmou ao Porto Canal fonte da GNR de Bragança.

Espaços Cidadão instalados este ano em seis freguesias de Oliveira do Hospital

O Espaço Cidadão, que reúne diferentes entidades num único balcão, vai ser instalado este ano em seis freguesias do concelho de Oliveira do Hospital, revelou esta terça-feira a Câmara Municipal.