Sporting: Marta Soares garante condições da AG e abandona se presidente ficar

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Redação, 19 jun (Lusa) -- O presidente demissionário da Mesa da Assembleia Geral (MAG) do Sporting reiterou hoje que a AG de sábado tem condições de segurança e transparência para se realizar e disse que não se recandidata se Bruno de Carvalho continuar.

Em entrevista à SIC, Jaime Marta Soares disse que "se os sócios disserem que querem que continue", referindo-se ao presidente do Conselho Diretivo, cuja destituição será votada na AG de sábado, só tem "uma coisa a fazer: marcar eleições para o Conselho Fiscal e para a MAG", não apresentando uma recandidatura à Mesa.

"Eu não serei candidato a nada, a única coisa que quero fazer é levar a bom porto aquilo que é o exercício da minha função, é o que digo desde a primeira hora", atirou.

Lembrando um parecer jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, que atesta a legitimidade para a nomeação por parte do presidente do órgão de uma comissão de Gestão, o presidente demissionário voltou, depois, a apelar a Bruno de Carvalho para que compareça na sessão de sábado, na Altice Arena.

Marta Soares rejeitou ainda a proposta do presidente do Conselho Diretivo, que hoje tinha oferecido a possibilidade de um debate entre os dois, explicando que não está "contra ninguém, só numa função que é a de fazer cumprir os estatutos".

"Não faço parte de nenhuma fação nem de nenhum grupo. (...) Não tenho nada que debater com Bruno de Carvalho", atirou.

Segundo o presidente demissionário da MAG, "os sócios do Sporting e os portugueses em geral estão intoxicados com tudo o que se tem falado", acabando por, mais tarde, descrever a discussão que se tem gerado como "muito franca e aberta", e confessou que a discussão com os sócios, antes da votação para a destituição do Conselho Diretivo, deve incluir Bruno de Carvalho.

"A AG é um fórum de discussão e quero que fique claro que esteja ou não esteja Bruno de Carvalho impedido de falar, porque está suspenso, apelo-lhe que vá à AG, dizer tudo o que tem para dizer. Vou deixá-lo falar o tempo necessário para apresentar os seus pontos de vista", acrescentou.

Quanto à segurança da Assembleia Geral, os sócios podem "ir à vontade", uma vez que está "tudo garantido", num sítio "onde as pessoas podem ir descansadas, sem problemas", sendo que a votação vai ser feita "em urnas transparentes, à frente de toda a gente", numa AG que, afirmou, vai "dignificar e honrar esta grande nação sportinguista".

Na segunda-feira, fonte da MAG disse à Lusa que os elementos do órgão se tinham reunido naquele dia no Altice Arena com funcionários do clube e forças de segurança para preparar "ao pormenor" a sessão de sábado, na qual os sócios poderiam votar com segurança e transparência.

A crise institucional no clube desencadeou-se após as agressões sofridas por vários elementos do plantel e da equipa técnica em 15 de maio, na Academia do Sporting, em Alcochete, levadas a cabo por cerca de 40 pessoas encapuzadas, dos quais 27 foram detidos e ficaram em prisão preventiva.

Depois destes acontecimentos, a maioria dos membros da Mesa da Assembleia Geral (MAG) e do Conselho Fiscal e Disciplinar (CFD) e parte da direção apresentaram a sua demissão, defendendo que Bruno de Carvalho não tinha condições para permanecer no cargo.

Após duas reuniões dos órgãos sociais, o presidente demissionário da MAG, Jaime Marta Soares, marcou uma Assembleia Geral para votar a destituição do Conselho Diretivo (CD), para 23 de junho e criou uma comissão de fiscalização para evitar o vazio provocado pela demissão da maioria dos elementos do CFD.

O CD, que não reconhece legitimidade a esta decisão, criou uma comissão transitória da MAG, que, por sua vez, convocou uma AG ordinária para o dia 17 de junho, para aprovação do Orçamento da época 2018/19, análise da situação do clube e para esclarecimento aos sócios, e marcou uma AG eleitoral para a MAG e para o CFD para o dia 21 de julho.

Dando provimento a uma providência cautelar interposta pela MAG, o Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa considerou ilegal a comissão transitória da MAG nomeada pela direção do Sporting, bem como as reuniões magnas por esta marcadas.

SIYF (JGS) // PFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Quatro listas apresentadas para as eleições

São quatro as listas que ambicionam concorrer às eleições do FC Porto que se realizam a 27 de abril. Nos termos dos Estatutos, esta quinta-feira terminou o prazo para entrega ao presidente da Mesa da Assembleia Geral, Lourenço Pinto, dos nomes dos cabeças de lista de cada candidatura para os diferentes órgãos sociais, assim como dos termos de aceitação dos candidatos e de um mínimo de 300 assinaturas de associados sénior no pleno gozo dos seus direitos.

FC Porto: Prossegue a preparação para o regresso à competição

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Estoril (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio António Coimbra da Mota, a contar para a 27.ª jornada do campeonato.

FC Porto (Andebol): Fase final arranca no Dragão Arena e termina em Alvalade

O FC Porto vai arrancar a fase final do campeonato nacional em casa, diante do Benfica, no fim de semana de 13 e 14 de abril, e vai terminar o percurso na presente edição da prova no fim de semana de 25 e 26 de maio, no pavilhão João Rocha, frente ao Sporting, ditou o sorteio realizado esta quinta-feira na sede da Federação Portuguesa de Andebol.