Sindicatos repudiam encerramento de agências da CGD em Castelo Branco

| País
Porto Canal com Lusa

Castelo Branco, 19 jun (Lusa) - A UGT de Castelo Branco repudiou hoje a intenção da administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD) de encerrar duas agências no concelho, nomeadamente em Castelo Branco e em São Vicente da Beira.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o secretariado da UGT Castelo Branco explica que recentemente, em reunião, aprovou por unanimidade uma moção, através do qual se repudia a intenção da CGD de encerrar mais duas agências no distrito de Castelo Branco, concretamente a agência Amato Lusitano (na cidade) e a de São Vicente da Beira.

"Nesta última [São Vicente da Beira], a situação tem contornos de maior gravidade, uma vez que se trata da única dependência bancária a servir as populações, não só da freguesia de São Vicente da Beira, mas de freguesias limítrofes", lê-se na nota.

Os sindicalistas sublinham ainda que a CGD é a maior instituição bancária do país e, na sua qualidade de banco público, tem uma "especial responsabilidade na defesa da coesão social e territorial" e de "permitir o acesso a serviços bancários das populações do interior".

Apesar de a administração do banco público garantir que os postos de trabalho não estão em perigo, em caso de encerramento destas dependências, os sindicalistas explicam que apuraram que esses trabalhadores seriam colocados na área de Castelo Branco.

"A UGT de Castelo Branco e o Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (associado à UGT) estarão atentos para que seja cumprido o que está contratualmente acordado. Sendo os trabalhadores, como estrutura sindical que somos, naturalmente a nossa principal preocupação, não consideramos aceitável que não sejam tidos em conta os naturais anseios das populações que veem ser-lhes retirado mais um serviço", concluem.

A CGD vai fechar cerca de 70 agências este ano, a maioria já este mês e nas áreas urbanas de Lisboa e Porto, indicou na semana passada, em comunicado, o banco público, que não indicou quantas são exatamente as agências que fecharão até final de junho, nem onde se situam, dizendo apenas que muitos desses balcões estão em áreas urbanas.

Segundo informações recolhidas pela Lusa nas últimas semanas, entre as agências da CGD que irão fechar estão, entre outras, Darque (Viana do Castelo), Grijó e Arcozelo (Gaia), Pedras Salgadas (Vila Pouca de Aguiar), Prior Velho (Loures), Alhandra (Vila Franca de Xira), Abraveses e Rua Formosa (Viseu), Louriçal (Pombal), Avanca (Estarreja), Desterro (Lamego), Carregado (Alenquer), Colos (Odemira), Alves Roçadas (Vila Real), Nogueira do Cravo (Oliveira de Azeméis), Perafita (Matosinhos) e Coimbra.

A CGD tinha 587 agências em Portugal no fim de 2017 e quer chegar ao final deste ano com cerca de 517.

A redução da operação da CGD, incluindo o fecho de 180 balcões em Portugal até 2020, foi acordada entre o Estado português e a Comissão Europeia como contrapartida pela recapitalização do banco público feita em 2017.

Em 2017 já tinha fechado 67 balcões, encerramentos que provocaram muita polémica e protestos, sendo o mais conhecido o caso de Almeida.

Assim, com o encerramento destes 70 balcões, a CGD terá ainda de fechar mais 43 balcões nos próximos dois anos.

CAYC (IM) // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".