Remix Ensemble leva à Casa da Música obras que desafiam público a participar

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 19 jun (Lusa) -- O Remix Ensemble apresenta hoje, na Casa da Música, no Porto, obras de Philip Venables e Oscar Bianchi, em estreia nacional, criadas para desafiar a forma como a música se relaciona com o público, durante uma atuação.

"The Gender Agenda", do compositor britânico, e "Orango", do italo-suíço, foram criados no âmbito do projeto europeu "Connect", da Fundação Art Mentor, da cidade suíça de Lucerna, com vista à exploração de "novos caminhos na comunicação da música com o público".

Pelas 19:30, o Remix Ensemble, dirigido por Pedro Neves, junta-se ao agrupamento eletrónico Digitópia Collective, a uma turma de teatro do Balleteatro, ao Coro Sénior da Fundação Manuel António da Mota e ao Psiquê -- Grupo de Teatro do Hospital de Magalhães Lemos, além da atriz Raquel Couto, para interpretar as duas obras escolhidas para 2018.

Em "The Gender Agenda", peça criada para ensemble, vídeo e coro comunitário por Venables, que conta com o coro do 11.º ano de Teatro do Balleteatro, os membros do público são transformados "em candidatos de um concurso televisivo", numa peça de forte teor político, aponta a apresentação do espetáculo.

Elementos da plateia serão convidados a participar nas várias atividades apresentadas em torno da atuação do Remix, numa mistura entre concerto e teatro que convida o público a envolver-se em 'vox pop', entrevistas e outras atividades em palco, num "concurso televisivo" em que uma equipa feminina compete com uma masculina, "questionando, de modo irónico e muitas vezes sarcástico, as questões de género".

Nascido em 1979, Philip Venables sempre incluiu questões de género, política e violência nos seus trabalhos, tanto em composições originais como nas colaborações e encomendas, das quais a primeira adaptação operática de "4.48 Psychosis", a peça da dramaturga Sarah Kane (1971-1999), para a Royal Opera, em 2016, é o maior destaque.

Por outro lado, em "Orango", a participação do público assume-se como ainda mais importante, e a Casa da Música assevera que, não existindo interação, "o concerto não vai correr bem", uma garantia que o próprio artista também deixou, em entrevista com o projeto Connect, explicando que a peça só existe "com o envolvimento da plateia".

Antes do começo, o público é convidado a participar numa oficina que o prepara "para algumas formas de fazer música com o ensemble: a usar a voz (não apenas no sentido vocal), a tocar com objetos do quotidiano ou a brincar com os instrumentos musicais".

O resultado é uma partilha da música como "muito mais do que manipular alturas e dinâmicas", mas um ato performático no qual, explicou Oscar Bianchi na mesma entrevista, se evita "que a audiência tenha qualquer tipo de função ornamental".

"Decidi fazer a audiência em si o centro do espetáculo. Tanto o conteúdo musical como as estruturas serão da responsabilidade da audiência em várias ocasiões. Juntamente com os músicos, também serão, a nível físico, parte de um corpo alargado de 'performers'", acrescentou.

O italo-suíço explicou ainda estar a trabalhar "num modelo formal e composicional que aponta para abraçar e celebrar todos os protagonistas, tanto o ensemble como os artistas", sendo que em "Orango" tanto o Coro Sénior como o Psiquê assumem parte fundamental na partilha do momento musical com o público.

O Remix Ensemble faz parte do programa lançado pela Fundação Art Mentor em 2015, a par da London Sinfonietta, a Asko Schonberg, de Amesterdão, e o Ensemble Modern, de Frankfurt, fazendo parte de um projeto "desenhado para explorar a relação entre a plateia e o artista".

Em 2016, foram apresentadas obras do britânico Christian Mason e do chinês Huang Ruo, na primeira edição, com o novo ciclo a apresentar Venables e Bianchi, cujas obras se estrearam no Frankfurt LAB em 22 de abril último.

SIYF // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Paços de Ferreira investe 750 mil euros na requalificação da antiga EN207

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai requalificar a antiga Estrada Nacional 207 (EN 207), no âmbito de uma empreitada estimada em cerca de 750 mil euros, segundo a autarquia local.