Economia alemã recuperou parte do ritmo de crescimento no 2º trimestre

| Economia
Porto Canal com Lusa

Frankfurt, Alemanha, 18 jun (Lusa) - A economia alemã recuperou parte do ritmo de crescimento no segundo trimestre depois da moderação registada no princípio do ano, segundo o boletim económico do Bundesbank de junho publicado hoje.

O banco central alemão sublinha que os fatores conjunturais que contribuíram para a desaceleração no primeiro trimestre do ano, como a forte e rara onda de gripe, desapareceram.

Contudo, o Bundesbank indica que o setor industrial não recuperou o suficiente e por isso o "ritmo expansivo do conjunto da economia não alcançará previsivelmente os altos níveis do ano passado".

O relatório considera que "depois do moderado crescimento do início do ano, a economia alemã deveria expandir de novo fortemente na primavera".

No primeiro trimestre o crescimento alemão foi de 0,3%, contra 0,6% no último trimestre de 2017.

As previsões apresentadas na passada sexta-feira pelo Bundesbank apontam para um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) alemão de 2% em 2018, contra um de 2,5% em dezembro último.

O banco prevê um crescimento económico de 1,9% em 2019 e de 1,6% em 2020.

Segundo o relatório, a expansão económica na Alemanha permanecerá ainda que a um ritmo mais lento do que em 2017 devido, entre outras questões, ao conflito comercial com os Estados Unidos.

O Bundesbank também espera que se recupere o gasto público, depois de no primeiro trimestre ter descido de forma significativa pela primeira vez em muitos anos, e considera que o consumo privado e o setor da construção vai contribuir para manter o ritmo de crescimento.

MC // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.