Escola das Artes da Católica do Porto com semana gratuita dedicada ao cinema

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 18 jun (Lusa) -- A Escola das Artes da Universidade Católica do Porto recebe, de 18 a 23 de junho, uma semana de atividades gratuitas dedicadas ao cinema, com um programa de formação e várias projeções de filmes, conferências e exposições.

A "Summer School on Cinematic Art" arranca hoje e decorre até sábado com um programa aberto ao público, decorrendo ainda em vários espaços da cidade do Porto, do auditório da escola ao Cinema Passos Manuel, à Biblioteca Municipal Almeida Garrett ou a Serralves, com um conjunto de projeções de filmes, debates e exposições.

A iniciativa marca o regresso a Portugal do realizador tailandês Apichatpong Weerasethakul, dois anos depois da sua participação no Festival Temps d'Images, e de ter concebido uma exposição para o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa.

Hoje, a reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, abre o programa com uma aula sobre "cinema e o inconsciente tecnológico", num dia que terá ainda uma projeção de "El Dorado XXI", filme documental de Salomé Lamas, na Escola das Artes.

A realizadora portuguesa inaugura ainda a exposição "Autorretrato", projeto final da residência artística que levou a cabo na Católica do Porto e ancorada numa experiência de filmagem na Transnístria, território que contém uma república autoproclamada, não reconhecida pelas Nações Unidas, em conflito com a Moldávia desde a dissolução da União Soviética.

No Cinema Passos Manuel, João Salaviza apresenta "Montanha", primeira longa-metragem do realizador, pelas 21:30 de terça-feira, com Filipa César a mostrar, à mesma hora, em Serralves, o documentário "Spell Reel", em que regressa a imagens de arquivo da guerra da independência da Guiné-Bissau, para explorar a sua influência na criação e no legado da história do país.

A projeção do filme, que estará em exibição a partir e quinta-feira, no Cinema Ideal, em Lisboa, será seguida de conversa entre a realizadora e a historiadora de arte austríaca Sabeth Buchmann.

Na quinta-feira, o cineasta tailandês Apichatpong Weerasethakul apresenta, na Biblioteca Almeida Garrett, o filme "Tio Boonmee Que se Lembra das Suas Vidas Anteriores" (2010), com que venceu a Palma de Ouro do Festival de Cannes.

Weerasethakul inaugura, na sexta-feira, a exposição "The Serenity of Madness", uma mostra de curtas-metragens experimentais e instalações vídeo, bem como fotografias, 'sketches' e materiais de arquivo, que podem ser vistos no Núcleo de Arte da Oliva, em São João da Madeira.

O realizador, que considera "muito belo" o cinema de Manoel de Oliveira e de Pedro Costa, esteve em Portugal em 2016, para as estreias nacionais de "Cemitério do Esplendor", o filme, e do espetáculo que o prolonga em palco, "Feever Room", apresentado no âmbito do festival Temps d'Images, tendo ainda concebido a exposição "Liquid Skin", para a casa das caldeiras da antiga Central Tejo, do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia.

O especialista norte-americano Haden Guest, diretor do Harvard Film Archive e colaborador da Film Comment, orientar uma conferência, pelas 11:00 de terça-feira, na Escola das Artes, sobre "Metamorfoses: Género, História e o Enigma do Desejo nos filmes de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata".

No último dia, os dois realizadores apresentam "A Última Vez que Vi Macau", juntando-se após a sessão a Haden Guest, para discutir a obra, numa projeção marcada para o auditório da Escola das Artes.

SIYF // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Paços de Ferreira investe 750 mil euros na requalificação da antiga EN207

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai requalificar a antiga Estrada Nacional 207 (EN 207), no âmbito de uma empreitada estimada em cerca de 750 mil euros, segundo a autarquia local.