"Serralves em festa!" é uma tradição de família que a chuva não interrompe

| Norte
Porto Canal

Serralves abriu hoje, pelas 08:00 horas as suas portas para as 40 horas do "Serralves em festa!" e não foi a ameaça de algumas gotas de água que demoveram alguns milhares de pessoas de cumprirem uma tradição anual.

Pelas 11:00 horas, apesar do céu cinzento, o fluxo de pessoas que entravam pela porta onde está a grande pá vermelha de Claes Oldenburg e Coosje van Bruggen era uma constante. Este era o local onde recebiam o programa para escolher entre os cerca de 220 eventos que fazem deste o maior festival de arte contemporânea de Portugal e um dos maiores da Europa.

Ana Marcelino e a família que vieram de Famalicão eram dos que vinham cumprir uma tradição: "Nós vínhamos a comentar que a primeira vez que viemos vínhamos com dois carrinhos de bebés e vimos todos os anos, fazemos questão porque achamos que é um evento que vale a pena".

Segundo afirmou à Lusa não fizeram "um planeamento prévio" do que vinham ver porque privilegiam "a diversidade de espetáculos que isto proporciona". O que vale é a surpresa e acabam de "aceitar agora fazer uma visita guiada pela flora exótica do parque porque é uma coisa que apesar de já termos vindo tantas vezes nunca fizemos".

Já para Teresa e para a filha Joana que vieram de Avança, a 10ª edição do festival do Porto é uma estreia e por isso planearam "ver as marionetas, o teatro de rua, as instalações, exposições, o que der para ver, sem medo da chuva".

Vêm para usufruir "o dia todo" e logo pela manhã podiam ver as inesperadas "esculturas humanas" dos Bodies in urban spaces, passear pelos pontos de vendas, assistir à dança da Academia Contemporânea de Espetáculo com "Hoper", visionar cinema de animação, ver marionetas...

Maria Carolina e Luísa Miranda, no entusiasmo dos seus 11 anos parecem ter vindo pelo ambiente de festa. "Já fizemos uma experiência que é o alimentador de borboletas e se calhar agora vamos para a dança. E já comprámos gomas!"

Mais calma, a Beatriz, 8 anos, passeia pelo labirinto com a mãe. "Não, não venho há muito tempo, desde os três anos" diz ela sem perceber que há mais de metade da sua vida que cumpre a rotina anual de vir ao "Serralves em festa!"

A mãe, Isabel Ribeiro, confessa que neste fim de semana que aproveita para entrar em contacto com o museu, aproveitando para ver "um bocadinho de tudo" desde "a parte do museu até aos espetáculos".

Ao final da manhã ainda não tinha sido sorteado nenhum dos passeios de helicóptero que este ano serão atribuídos de 10.000 em 10.000 visitantes, mas os corredores do parque já iam começando a ficar razoavelmente preenchidos fazendo adivinhar uma enchente lá pela tarde.

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.