Semana Acesso Cultura começa esta segunda-feira para premiar e divulgar boas práticas

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 jun (Lusa) - A Semana Acesso Cultura 2018 começa hoje e decorre até domingo, para abrir ao público portas de instituições, promover debates e entregar prémios de boas práticas na área da acessibilidade cultural, segundo a organização.

De acordo com Maria Vlachou, diretora executiva da Acesso Cultura, Associação Cultural, criada em 2013, esta semana é organizada "para promover a reflexão e uma maior consciência" em torno do que é o acesso à cultura, nas suas várias vertentes.

Um dos pontos altos da iniciativa é a entrega dos Prémios Acesso Cultura 2018, na quarta-feira, às 18:30, na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, e a apresentação do relatório "Além do Físico: Barreiras à Participação Cultural", hoje à tarde, na Fundação Calouste Gulbenkian, com a presença do ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes.

Para os Prémios Acesso Cultura, que distingue as boas práticas na área da acessibilidade cultural, foram este ano recebidas 27 candidaturas, das quais 24 se encontram na lista de finalistas.

Quanto ao relatório, resulta das jornadas "Além do Físico: Barreiras à Participação Cultural", realizadas em todas as comunidades intermunicipais do país e nas regiões autónomas, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, que hoje acolhe a apresentação, a partir das 18:00, numa sessão de entrada livre.

Também está prevista a iniciativa Portas Abertas, durante toda a semana, através da qual várias entidades culturais, em vários pontos do país, abrem os seus bastidores para mostrar quem é que ali trabalha e o que faz.

A iniciativa Portas Abertas tem como objetivo dar a conhecer os bastidores de várias instituições.

Está ainda previsto o debate "Acessibilidade: o que impede as boas práticas?", que será realizado em seis cidades diferentes: Évora, Funchal, Lisboa, Loulé, Porto e Vila Nova de Famalicão, na terça-feira, às 18:30, também com entrada livre.

Ao longo dos anos, a Acesso Cultura tem vindo a promover várias iniciativas, desde formação a debates, e as chamadas "Sessões Descontraídas" - sessões de teatro, dança, cinema ou outro tipo de oferta cultural, que decorrem numa atmosfera "com regras mais tolerantes" quanto "a movimento e barulho na plateia", dirigidas a públicos com necessidades especiais.

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Já é possível viajar do Porto até ao aeroporto de Lisboa com a FlixBus

A partir de agora, é possível viajar com a FlixBus para os três principais aeroportos do país. Além do Porto e Faro, o aeroporto de Lisboa agora faz parte da extensa rede nacional e internacional da FlixBus em Portugal, com uma conexão direta ao internacional de Madrid-Barajas. A companhia de transporte anunciou esta novidade esta quarta-feira.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".