EUA apelam a Tóquio, Pequim e Seul para criarem laços "construtivos"

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tóquio, Japão, 24 jan (Lusa) - A embaixadora dos Estados Unidos no Japão, Carolina Kennedy, exortou os Governos japonês, chinês e sul-coreano a trabalharem de forma "construtiva" para limarem diferenças históricas e melhorarem o ambiente regional.

"Os EUA esperam que o Japão e outros na região trabalhem juntos de forma construtiva e criem as condições para um crescimento económico futuro", disse Carolina Kennedy em entrevista hoje publicada pelo diário Asahi, a primeira que concedeu no Japão.

O Japão tem disputas territoriais com a China e a Coreia do Sul.

No entanto, a diplomata voltou a manifestar o apoio incondicional de Washington a Tóquio em assuntos como a recente criação pela China de uma polémica zona de defesa aérea que abrange as ilhas disputadas Senkaku/Diaoyu, de facto administradas pelo Japão.

Kennedy recordou que o seu Governo não reconhece essa zona e considera o seu estabelecimento como um "ato provocativo" e "unilateral" de Pequim.

A embaixadora manifestou-se também aberta à possibilidade de o Japão alterar a sua Constituição pacifista para permitir que as suas tropas possam responder a um ataque lançado contra um país aliado.

"O Japão seria um aliado mais eficaz se as suas Forças de Autodefesa pudessem ajudar a defender soldados norte-americanos se forem atacados" e se "promulgar as suas políticas de segurança de maneira transparente e as explicar aos vizinhos".

PNE // FV.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.