Coreia do Norte apela ao fim das tensões militares em carta a Seul

| Mundo
Porto Canal / Agências

Seul, Coreia do Sul, 24 jan (Lusa) - A Coreia do Norte apelou na sexta-feira ao fim das hostilidades com Seul numa carta aberta à Coreia do Sul, enviada sob a ordem do líder norte-coreano, Kim Jong-un.

"O que é importante para (...) melhorar as relações entre o norte e o sul é tomar uma decisão corajosa a fim de parar todas as ações militares hostis", refere a carta enviada pela Comissão Nacional de Defesa, a principal instituição militar da Coreia do Norte.

Na semana passada, a Comissão apelou à Coreia do Sul para anular as manobras militares conjuntas com os Estados Unidos, propondo uma moratória sobre a escalada de insultos entre os dois países, mas Seul rejeitou, alegando que aquelas não passavam de propaganda.

"É lamentável que as autoridades sul-coreanas adotem uma atitude incorreta e uma posição negativa", refere a Comissão na sua carta, considerando que o sul "não deveria duvidar da proposta sem refletir" ao sublinhar que ela é "séria e sincera".

A mesma entidade apontou que as manobras militares conjuntas dos EUA e da Coreia do Sul são "o principal obstáculo" à melhoria das relações entre as Coreias.

Washington e Seul têm previsto realizar na península coreana novas manobras militares entre fevereiro e abril para coordenar a defesa perante uma eventual situação de conflito com Pyongyang.

PNE //

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sanchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.