Obama pede libertação dos presos políticos no Sudão do Sul

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 24 jan (Lusa) - O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, congratulou-se com o acordo de cessar-fogo entre o governo do Sudão do Sul e os rebeldes depois de mais de um mês de conflito e pediu a libertação dos presos políticos no país.

"A completa participação dos presos políticos retidos pelo governo do Sudão do Sul será crucial nas conversações para resolver as causas do conflito e nós continuaremos a trabalhar para acelerar a sua libertação", disse Obama, citado em comunicado da Casa Branca.

O Governo do Sudão do Sul e os rebeldes acordaram na quinta-feira em Adis Abeba, na Etiópia, decretar um cessar-fogo.

"Agora os líderes do Sudão do Sul têm de trabalhar para implementar imediatamente o acordo, bem como iniciar um diálogo político para resolver as causas subjacentes ao conflito", considerou o Presidente norte-americano.

Obama defendeu ainda que, "para recuperar a confiança do povo e da comunidade internacional, os líderes devem mostrar o seu compromisso duradouro com a busca de uma solução pacífica para a crise".

O conflito no Sudão do Sul iniciou-se a 15 de dezembro, quando o Presidente do país, Salva Kir, acusou o seu vice-presidente e atual líder rebelde, Riek Mashar, de uma tentativa de golpe de Estado.

Cerca de 10 mil pessoas morreram nos confrontos, segundo os dados do Grupo Internacional de Crise, uma organização não-governamental.

PNE // FV.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.