Dirigentes da oposição ucraniana decepcionados após reunião com Presidente

| Mundo
Porto Canal / Agências

Kiev, 24 jan (Lusa) -- Os dirigentes da oposição ucraniana manifestaram a sua deceção na quinta-feira, depois da reunião com o Presidente Viktor Ianoukovitch, que se saldaram por modestas concessões, apelando aos manifestantes a permanecerem mobilizados e a evitarem derramamento de sangue.

No fim das quatro horas de reunião, um dos líderes da oposição, Arseni Arseniouk, estimara que existiam "fortes probabilidades" de "terminar com o banho de sangue". Mas, como os outros dirigentes oposicionistas, manifestou-se menos certo pouco depois face aos milhares de manifestantes concentrados na Praça da Independência.

"Sei até que ponto a situação é tensa. Sei até que ponto as expetativas são grandes. Sei que muitos do vocês vão ficar dececionados", declarou o antigo campeão de boxe Vitali Klitschko.

"A única coisa que obtivemos da reunião com Ianoukovitch foi uma promessa de libertação e todos os militantes", adiantou, realçando que o Presidente tinha rejeitado demitir-se ou demitir o governo.

O nacionalista Oleg Tiagnybok acrescentou que o Presidente propusera à oposição que libertasse a Rua Grouchevski, teatro de violentas cenas de guerrilha urbana desde domingo, em troca da tranquilidade na Praça da Independência, ocupada desde há dois meses, localizada algumas centenas de metros

O Ministério do Interior confirmou estes dois pontos, em comunicado.

Estão previstas novas negociações, mas não se sabe quando. O Presidente pediu a convocação de uma sessão parlamentar extraordinária, prevista para terça-feira.

"Não nos vamos render", insistiu Klitschko, adiantando que era "possível mudar o poder sem derrame de sangue", mas expressando receio que possa haver mais perdas de vidas humanas.

"Mantemos a guarda, nenhum passo atrás", insistiu Arseni Iatseniouk, do partido da opositora emprisionada Iulia Timochenko.

A oposição estava a pressionar o poder ucraniano antes da reunião de quinta-feira, que se realizou depois de na quarta-feira terem ocorrido violentos confrontos entre polícias e manifestantes, que causaram cinco mortos.

RN // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.