Obra "urgente" trava encerramento compulsivo do mercado de Caminha pela ASAE

| Norte
Porto Canal / Agências

Caminha, 23 jan (Lusa) - Uma inspeção da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) detetou problemas de salubridade no Mercado Municipal de Caminha, o que obrigou a uma intervenção "urgente" para evitar o seu encerramento compulsivo, informou hoje a Câmara.

De acordo com fonte municipal, a intervenção em curso surge depois de inspetores da ASAE terem equacionado o "encerramento cautelar" do mercado, no final de uma inspeção, há poucos dias, ao equipamento.

A autarquia, liderada desde setembro pelo socialista Miguel Alves, informa ter obtido um prazo de 48 horas para intervir e impedir esse fecho, "minimizando" o "desinvestimento de vários anos e garantindo condições suficientes de funcionamento".

Os inspetores da ASAE, de acordo com a Câmara, detetaram várias "deficiências", desde a "higienização insuficiente", à "inexistência de uma separação entre o interior e o exterior" do mercado ou de um circuito de resíduos, além da sua "degradação".

"Estas coisas acumuladas levaram a ASAE a tomar uma medida dura que levava ao encerramento do mercado de Caminha", afirma a autarquia, sublinhando que aquela entidade acabou por demonstrar "flexibilidade". Nomeadamente por permitir que a Câmara agisse "imediatamente em algumas das situações" e "algum tempo mais" para resolver os restantes problemas.

A restante intervenção está em curso, como a reabilitação e pintura dos portões e gradeamentos de entrada, a lavagem e higienização de todas as superfícies e estruturas do interior ou a desativação da máquina de gelo.

"Neste momento, os funcionários estão a pintar todas as paredes interiores, bem como as câmaras de frio e a substituir componentes dos aparelhos de refrigeração. Estão também a ser instalados novos dispositivos de controlo de praga e procede-se à colocação de rede mosquiteira nos gradeamentos de ventilação na entrada do equipamento", esclarece a autarquia.

Intervenções que deverão estar concluídas até domingo, seguindo-se uma operação de "desinfeção e higienização" de toda a área. Na segunda-feira estarão terminadas, igualmente, as obras no exterior do mercado, iniciadas em setembro, precisou a mesma fonte.

PYJ // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Ponte de arame entre Amarante e Celorico de Basto ficará pronta em junho

A empreitada da ponte de arame que ligará Amarante e Celorico de Basto, nas freguesias de Rebordelo e Arnoia, está a decorrer “a bom ritmo”, comunicou a Associação de Municípios Douro e Tâmega (AMDT) numa publicação na rede social de Facebook.

Homem com 50 anos desaparecido no rio Douro em Bragança

Um pescador lúdico com cerca de 50 anos de idade está desaparecido desde o início da tarde desta terça-feira, no rio Douro, junto à freguesia de Mazouco, no município de Freixo de Espada à Cinta, confirmou ao Porto Canal fonte da GNR de Bragança.

Espaços Cidadão instalados este ano em seis freguesias de Oliveira do Hospital

O Espaço Cidadão, que reúne diferentes entidades num único balcão, vai ser instalado este ano em seis freguesias do concelho de Oliveira do Hospital, revelou esta terça-feira a Câmara Municipal.