Parpública reembolsa 757,5 ME antecipadamente à banca

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 15 jun (Lusa) - A Parpública reembolsou hoje antecipadamente 757,5 milhões de euros de um empréstimo sindicado que tinha feito em 2013 e que vencia em 2042, foi hoje anunciado.

Num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Parpública informa que "foi hoje efetuado o reembolso antecipado da totalidade do capital em dívida do empréstimo sindicado contraído junto do BST [antigo Banco Santander Totta], do BCP, do BES (atual Novo Banco) e da Caixa Geral de Depósitos" e que foram cancelados "os instrumentos de cobertura de taxa de juro que lhe estavam associados".

Estas operações envolveram o pagamento de um valor global de 757,5 milhões de euros.

Este empréstimo foi contraído em 2013 pela Parpública, atingindo a maturidade em 2042, "tendo a sua amortização sido antecipada em cerca de 25 anos".

"Com este reembolso antecipado, a dívida da Parpública, que em 2017 registou uma significativa redução de cerca de 25% (quase mil milhões de euros), irá prosseguir a sua trajetória descendente, neste caso concomitantemente com a redução do crédito que esta holding detém sobre o Estado", termina a empresa.

A Parpública - Participações Públicas, SGPS, é uma sociedade gestora de participações sociais de capitais exclusivamente públicos, constituindo um instrumento empresarial do Estado.

SP // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.