Presidente do Fantasporto esclarece que António Reis visionava filmes para festival

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 23 jan (Lusa) -- O presidente do Fantasporto, Mário Dorminsky, esclareceu hoje que António Reis, parte da equipa do festival desde os anos 1980, visionava filmes para a seleção do evento, ainda que não participasse na decisão final.

Em declarações à Lusa horas depois da conferência de imprensa de apresentação da edição deste ano do Festival Internacional de Cinema do Porto, onde afirmou que António Reis não assistia a filmes para a seleção, Dorminsky clarificou que este também fazia parte da equipa que visionava películas.

António Reis, com quem Mário Dorminsky e a diretora do Fantasporto, Beatriz Pacheco Pereira, mantêm um diferendo desde o ano passado, afirmou à Lusa que fazia parte de um "processo colegial" de seleção dos filmes, competindo a escolha final à diretora.

António Reis recuperou ainda uma questão gerada em outubro do ano passado, dizendo continuar a considerar-se diretor do festival "até prova em contrário", apesar de não falar com os restantes responsáveis pelo evento desde março de 2013.

"O António demitiu-se de sócio da Cinema Novo. Se é sócio da Cinema Novo demitiu-se e a partir daí não tem nada a ver nem com a Cinema Novo nem com o Fantasporto. Demitiu-se em 06 de dezembro", referiu Dorminsky à Lusa, salientando que tal foi feito através de carta.

Em meados de outubro, António Reis revelou ter solicitado ao Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) que esclarecesse as circunstâncias em que o seu "nome foi utilizado nos dossiês de candidatura e nos relatórios finais" do festival.

O pedido foi feito depois de um comunicado assinado por Beatriz Pacheco Pereira, que afirmava que "o cooperador António Reis nunca teve, como continua a não ter, funções de direção do Festival, nunca redigiu ou assinou qualquer documento oficial e nunca representou a cooperativa ou o festival junto de qualquer entidade oficial".

Uma semana depois, o ICA respondeu à solicitação de António Reis, assinalando que "em diversos relatórios" o nome deste rosto do Fantasporto surge como "integrando a direção do festival".

A edição deste ano do Fantasporto vai contar com uma seleção oficial que inclui várias antestreias mundiais e o filme favorito de 2013 do realizador Quentin Tarantino, o israelita "Big Bad Wolves", segundo a organização.

De acordo com a seleção oficial, publicada no mês passado, a 34.ª edição do festival de cinema vai ter como filme de abertura oficial "Vampire Academy", de Mark Waters, estando o encerramento a cargo de "The Railway Man", de Jonathan Teplitzky, com Colin Firth e Nicole Kidman.

TDI (DP) // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Paços de Ferreira investe 750 mil euros na requalificação da antiga EN207

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai requalificar a antiga Estrada Nacional 207 (EN 207), no âmbito de uma empreitada estimada em cerca de 750 mil euros, segundo a autarquia local.