Póvoa de Varzim inaugura "Arte na Rua" com pássaros de Álvaro Siza entre as esculturas

| País
Porto Canal com Lusa

Póvoa de Varzim, Porto, 15 jun (Lusa) - "Arte na Rua", iniciativa da Câmara da Póvoa de Varzim, estreia-se no sábado com seis esculturas de artistas contemporâneos, entre as quais "Birds", de Álvaro Siza, para tornar os espaços públicos da cidade em "espaços expositivos".

Em exposição vão estar as obras "Birds", da autoria do mais premiado arquiteto contemporâneo português, Álvaro Siza, "Mulher", do artista plástico Joaquim Álvares de Sousa, "Bodyphonic 1" e "Bodyphonic 2", do colectivo Dose, dupla que venceu o concurso "Performance Architecture", "Uma porta, uma janela, um tesserato e o mundo", do artista plástico João Louro, e "Janus Bifrons", criação do artista plástico argentino Ricardo Wolfson, que morreu em 2016.

As obras vão ser inauguradas na presença dos artistas e do presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, e vão estar em exibição durante um ano, com a exceção da peça de Ricardo Wolfson que a câmara adquiriu permanentemente, e cujo valor resultante da venda será doado pelo atual proprietário aos filhos do artista.

O presidente da câmara explica, em comunicado, que a "cidade sem arte não é cidade, é apenas um sítio impróprio para se viver, já que a arte humaniza e vivifica". visita da "mostra de arte contemporânea, uma proposta de roteiro cultural e um pretexto para o diálogo com a cidade".

As peças fazem parte do espólio do empresário José Maria Ferreira, fundador da marca OTIIMA, que atua em atividades de serralharia, caixilharia e produções artísticas e que, entre outros projetos na área da arte contemporânea, garantiu em 2016 a construção da escultura de José Pedro Croft "Medida Incerta", para a Bienal de Arte de Veneza.

No sábado, com início às 10:00, na praça do Almada, "Arte na Rua" inaugura os "Birds" de Álvaro Siza e, no mesmo local, às 10:15, é inaugurada a obra "Mulher".

Na Marginal Norte, às 10:45, é inaugurada "Bodyphonic 1" e, às 11:30, na avenida 25 de Abril, será a vez de "Bodyphonic 2", seguida da peça de João Louro, às 12:00, na biblioteca municipal, e de "Janus Bifrons", às 12:30, na avenida dos Descobrimentos.

MZA/MAG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados