Governo argentino diz que volatilidade da moeda vai diminuir

| Economia
Porto Canal com Lusa

Buenos Aires, 15 jun (Lusa) - O ministro da Economia e Finanças da Argentina, Nicolas Dujovne, fez hoje uma intervenção para tranquilizar os argentinos, que têm procurado a compra de dólares, assegurando que a instabilidade cambial vai diminuir na próxima semana.

Na quinta-feira, a procura de dólares foi de tal ordem que o peso argentino registou uma desvalorização de 6% num único dia, depois de uma depreciação acentuada nos últimos dois meses.

O ministro garantiu que o pagamento à Argentina na quarta-feira de 15 mil milhões de dólares, a primeira parcela de um empréstimo de 50 mil milhões de dólares negociado com o Fundo Monetário Internacional (FMI), "vai contribuir para diminuir a turbulência no mercado de divisas".

"Estamos a trabalhar para conseguir essa normalização", referiu o ministro numa conferência de imprensa.

Nicolas Dujovne disse que o Presidente argentino, Mauricio Macri, (de centro-direita) mantém o mesmo rumo económico, com um programa de austeridade para reduzir o défice orçamental e uma taxa de câmbio flutuante.

"O programa económico do Governo continua o mesmo. É um programa preventivo para evitar uma crise, não é um programa para solucionar a crise", sublinhou.

O ministro afirmou que a terceira economia da América Latina tem "problemas económicos há 70 anos" e que "se a Argentina recuperar a confiança na sua moeda, isso será um passo importante".

Na quinta-feira, o então ministro das Finanças argentino, Luis Caputo, foi nomeado presidente do Banco Central da Argentina substituindo Federico Sturzenegger.

Com esta nomeação, Nicolas Dujovne passou a acumular a pasta da Economia e a das Finanças.

Dujovne salientou que o banco central vai continuar a trabalhar de forma independente, o que está assegurando num projeto de lei que o Governo vai enviar ao Congresso nos próximos dias.

EO // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.