Plano de combate a incêndios na Madeira custa 1,3ME com 5.126 operacionais

| País
Porto Canal com Lusa

Funchal, Madeira, 15 jun (Lusa) - O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, afirmou hoje que o plano de combate a incêndios na ilha custa 1,386 milhões de euros e garante no terreno 5.126 operacionais até dia 15 de outubro.

Desde hoje que o Plano Operacional de Combate aos Incêndios Florestais (POCIF) está em vigor na Madeira, mantendo-se até 15 de outubro, podendo, no entanto, ser prolongado "dependendo das condições atmosféricas", caso sejam "extremas", declarou Miguel Albuquerque na visita que fez à sede da Proteção Civil Regional.

Na ocasião, disse que "1.692 equipas estão no terreno a percorrer cerca de 100 mil quilómetros no sentido de prevenir os fogos", num total de 5.126 operacionais que englobam bombeiros, exército, GNR e elementos do Instituto das Florestas.

O POCIF consiste essencialmente na prevenção e no combate às ignições iniciais dos incêndios e este ano, pela primeira vez, o governo regional tem à disposição um meio aéreo de combate.

O helicóptero corresponde a um investimento "importante" do executivo madeirense e Miguel Albuquerque quis "deixar claro que quem vai pagar, quer a equipa, quer o aluguer do helicóptero, é o governo [regional] através de 1,2 milhões de euros".

No total, o POCIF custará aos cofres da região 1,386 mil euros, estando o responsável esperançado que os operacionais "tenham pouco trabalho".

Recordou que a utilização de meios aéreos na Madeira foi sempre muito discutida e, depois de ter pedido um estudo à Autoridade Nacional de Proteção Civil sobre a eficácia do mesmo, ficou decidido usar este meio de combate.

"O helicóptero pode dar um contributo para o combate às situações de ignição dos incêndios, ou seja, o início dos fogos, e com essa conclusão nós não tivemos nenhuma dúvida sobre disponibilizar anualmente cerca de 1,2 milhões de euros do orçamento regional para ter o aparelho", disse.

O governante reafirmou ainda que o executivo manterá a sensibilização da população para o período mais crítico.

"Nós temos, neste momento, de dar mais informação e aplicar as multas que forem necessárias porque, muitas vezes, as pessoas sabem, mas vão prevaricando, algumas, não todas", explicou.

O presidente do Governo Regional disse ainda que o executivo madeirense estará particularmente atento a queimadas sem autorização.

"Numa altura de verão com ventos, temperaturas altas, a última coisa que se pode fazer é queimadas descontroladas. Uma pessoa de bom senso sabe isso", afirmando ainda que "as multas serão para aplicar".

JYCA // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.