Excedente da balança comercial externa da zona euro sobe para 16,7 mil ME em abril

| Economia
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 15 jun (Lusa) -- O excedente da balança comercial externa de bens da zona euro subiu, em abril, para os 16,7 mil milhões de euros e o défice na da União Europeia (UE) baixou para 1,0 mil milhões de euros, segundo o Eurostat.

Face ao mesmo mês de 2017, na zona euro, as exportações para o resto do mundo aumentaram 8,0% para os 182,9 mil ME (169,3 mil ME homólogos) e as importações subiram 8,1% dos 153,7 mil ME para 166,2 mil ME.

O excedente da balança comercial aumentou para os 16,7 mil ME em abril, face aos 15,7 mil ME do mês homólogo.

Considerando o acumulado de janeiro a abril, o saldo da balança comercial externa de bens foi de 64,4 mil milhões de euros, face aos 58,7 mil milhões homólogos.

No conjunto da UE, as exportações para o resto do mundo subiram 6,8% de 144,9 mil ME para os 154,8 mil ME e as importações aumentaram para os 155,9 mil ME em abril (6,6% face aos 146,3 mil ME do mês homólogo de 2017).

O défice da balança comercial recuou, assim de 1,4 mil milhões de euros para 1,0 mil milhões de euros, em termos homólogos.

Segundo o gabinete de estatísticas da UE, no acumulado desde janeiro, o défice do comércio externo de bens foi de 8,3 mil milhões de euros, menor do que o de 10,4 mil ME registado no período homólogo.

IG // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.