Jornal Diário Jornal das 13

Grécia: Mecanismo de Estabilidade desembolsa 1.000 ME para pagamentos em atraso

| Economia
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 14 jun (Lusa) - O Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) aprovou hoje o desembolso de 1.000 milhões de euros à Grécia, exclusivamente dedicados a 'limpar' pagamentos em atraso, depois de os credores confirmarem que o país fez progressos.

Esta é a última tranche que estava por entregar a Atenas do desembolso total de 6.700 milhões de euros que ficou acordado em março passado com os Estados-membros da zona euro, depois de concluir a terceira revisão.

No entanto, a sua entrega efetiva estava condicionada a que os credores - Comissão Europeia, Banco Central Europeu (BCE), MEE e Fundo Monetário Internacional (FMI) - confirmassem que o país tinha avançado efetivamente na redução dos pagamentos em atraso no setor privado e na continuidade dos leilões eletrónicos de imóveis hipotecados.

O presidente do MEE, Klaus Regling, assinalou que a Grécia "fez progressos suficientes" e assegurou que "se mantiver o ímpeto reformista e implementar as reformas pendentes" será possível encerrar a última revisão e finalizar o programa de resgate a 20 de agosto, como está previsto.

Os credores internacionais da Grécia esperam encerrar a quarta e última revisão pendente no próximo dia 21 de junho, com a qual se aprovará o último desembolso do resgate, entre os 11.000 milhões e os 12.000 milhões de euros.

O parlamento grego aprovou hoje o último pacote de reformas exigido a Atenas, que inclui medidas de austeridade no valor de 5.100 milhões de euros para os próximos anos e reúne todos os pontos ainda pendentes para que o Eurogrupo feche na próxima quinta-feira o terceiro resgate.

Nesse dia está previsto que o grupo de ministros de Economia e Finanças da zona euro aprove também um pacote de medidas para a sustentabilidade da dívida grega (que ronda os 180% do PIB grego) e o programa de vigilância pós-programa que se aplicará ao país.

Assim, dar-se-á como terminado o resgate grego, que se conclui legalmente em agosto.

Com o desembolso aprovado hoje, a Grécia recebeu um total de 46.900 milhões de euros através do terceiro resgate, que disponibilizou até 86.000 milhões de euros ao país.

Desde o primeiro resgate financeiro em 2010, a Grécia recebeu quase 189.000 milhões de euros dos seus parceiros da zona euro para reabilitar a sua economia, em troco de reformas estruturais.

SP // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Não param de aumentar os registos de alojamento local

Tem aumentado exponencialmente o número de registos de alojamento local em Portugal. Os proprietários estão a aproveitar enquanto a nova lei não entra em vigor. Com as novas regras, as autarquias passam a ter mais poderes e podem inclusive criar zonas nas cidades sem este tipo de alojamento.

Menos turistas estrangeiros reduzem dormidas nos hotéis em 2,9% em junho

As dormidas na hotelaria diminuíram 2,9% em junho em termos homólogos, devido sobretudo aos turistas estrangeiros que pernoitaram menos 5,1% nos hotéis portugueses nesse mês, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Portugal ascende ao 2º lugar dos países que mais fundos recebem de Bruxelas

Portugal recebeu, em três anos, 5,7 mil milhões de euros da Comissão Europeia, ascendendo ao segundo lugar entre os Estados-membros que mais fundos comunitários receberam até junho, segundo dados revelados por Bruxelas.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESCUBRA MAIS

Olá Maria!

Trend(i) - diferentes tipos de bolsas...

N'Agenda

Exposição 'Amor com amor...