Info

Grécia: Mecanismo de Estabilidade desembolsa 1.000 ME para pagamentos em atraso

| Economia
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 14 jun (Lusa) - O Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) aprovou hoje o desembolso de 1.000 milhões de euros à Grécia, exclusivamente dedicados a 'limpar' pagamentos em atraso, depois de os credores confirmarem que o país fez progressos.

Esta é a última tranche que estava por entregar a Atenas do desembolso total de 6.700 milhões de euros que ficou acordado em março passado com os Estados-membros da zona euro, depois de concluir a terceira revisão.

No entanto, a sua entrega efetiva estava condicionada a que os credores - Comissão Europeia, Banco Central Europeu (BCE), MEE e Fundo Monetário Internacional (FMI) - confirmassem que o país tinha avançado efetivamente na redução dos pagamentos em atraso no setor privado e na continuidade dos leilões eletrónicos de imóveis hipotecados.

O presidente do MEE, Klaus Regling, assinalou que a Grécia "fez progressos suficientes" e assegurou que "se mantiver o ímpeto reformista e implementar as reformas pendentes" será possível encerrar a última revisão e finalizar o programa de resgate a 20 de agosto, como está previsto.

Os credores internacionais da Grécia esperam encerrar a quarta e última revisão pendente no próximo dia 21 de junho, com a qual se aprovará o último desembolso do resgate, entre os 11.000 milhões e os 12.000 milhões de euros.

O parlamento grego aprovou hoje o último pacote de reformas exigido a Atenas, que inclui medidas de austeridade no valor de 5.100 milhões de euros para os próximos anos e reúne todos os pontos ainda pendentes para que o Eurogrupo feche na próxima quinta-feira o terceiro resgate.

Nesse dia está previsto que o grupo de ministros de Economia e Finanças da zona euro aprove também um pacote de medidas para a sustentabilidade da dívida grega (que ronda os 180% do PIB grego) e o programa de vigilância pós-programa que se aplicará ao país.

Assim, dar-se-á como terminado o resgate grego, que se conclui legalmente em agosto.

Com o desembolso aprovado hoje, a Grécia recebeu um total de 46.900 milhões de euros através do terceiro resgate, que disponibilizou até 86.000 milhões de euros ao país.

Desde o primeiro resgate financeiro em 2010, a Grécia recebeu quase 189.000 milhões de euros dos seus parceiros da zona euro para reabilitar a sua economia, em troco de reformas estruturais.

SP // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Vistos Gold: Investimento cai 5% em setembro para 37 milhões de euros

O investimento resultante da atribuição de vistos 'gold' caiu 5% em setembro, em termos homólogos, para 37 milhões de euros, e 19% face a agosto, de acordo com os dados estatísticos do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Carne de porco portuguesa duplica exportações ao iniciar vendas para a China em 2019

Os suinicultores portugueses têm "praticamente fechado" um acordo com a China, que lhes permite em 2019 duplicar as exportações e começar a crescer, três anos após a maior crise, anunciou esta terça-feira a Federação Portuguesa de Associações de Suinicultura (FPAS).

Maço de tabaco deve aumentar 10 cêntimos no próximo ano

O aumento do Imposto sobre o Tabaco (IT) previsto na proposta de Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) pode significar uma subida de cerca de 10 cêntimos no maço de cigarros, segundo simulações feitas pela consultora Deloitte.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.