Euro cai face ao dólar após decisões do BCE

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 14 jun (Lusa) - O euro caiu hoje face ao dólar, anulando quase 10 dias de ganhos ligeiros, após o Banco Central Europeu (BCE) ter indicado que as taxas de juro se mantêm nos atuais níveis mínimos até ao verão de 2019.

Cerca das 17:50 (hora de Lisboa), o euro seguia a 1,1633 dólares, quando na quarta-feira ao final da tarde negociava a 1,1781 dólares.

O euro também recuou face ao iene, enquanto o dólar se manteve estável em relação à moeda japonesa.

O banco central deixou hoje as taxas de juro inalteradas e anunciou que espera mantê-las nos níveis atuais pelo menos até ao verão de 2019 ou o tempo necessário para assegurar uma evolução da inflação em conformidade com o pretendido pelo BCE (perto de 2%).

A principal taxa de refinanciamento mantém-se em 0% e as taxas de juro aplicáveis à facilidade permanente de cedência de liquidez e à facilidade permanente de depósito continuam em 0,25% e -0,40%, respetivamente.

O banco central também indicou que vai reduzir a partir de setembro as aquisições de dívida, terminando o programa de compra de ativos no fim do ano.

Divisas..........hoje................quarta-feira

Euro/dólar......1,1633.................... 1,1781

Euro/libra......0,87465.................. 0,88167

Euro/iene.......128,49.................... 130,17

Dólar/iene......110,46.................... 110,49

EO // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.